quinta-feira, dezembro 5, 2024
InícioGovernoAlckmin afirma que a escala 6x1 é uma “tendência global"

Alckmin afirma que a escala 6×1 é uma “tendência global”

Date:

Fim da escala 6×1 no Brasil? entenda!

Continua após a publicidade..

Em declaração nesta terça-feira (12), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a redução da jornada de trabalho de seis dias por semana (6×1) para uma escala mais flexível é uma “tendência global”, mas ressaltou que o governo ainda não tratou do tema.

Contexto da Declaração

Alckmin observou que, com o avanço tecnológico, é possível produzir mais com menos pessoas, o que torna a revisão das jornadas de trabalho um assunto relevante.

Continua após a publicidade..

O vice-presidente fez o comentário durante uma coletiva após discursar na COP 29, realizada em Baku, Azerbaijão. Embora tenha reconhecido essa mudança como uma

Programa-Trainee-DHL-Supply-Chain-2024. - foto reprodução DHL

Programa Trainee DHL Supply Chain 2024

Continua após a publicidade..

Tendência mundial, Alckmin, que também exerce a função de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, frisou que o governo federal ainda não discutiu formalmente o tema.

Questionado sobre possíveis reações de empresários e indústrias à proposta, Alckmin afirmou que a discussão sobre a redução da carga semanal deve ser conduzida pela sociedade e pelo Parlamento.

A Proposta de Emenda Constitucional

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), defendida pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), propõe a redução da jornada de trabalho para quatro dias, com um limite de oito horas diárias e um máximo de 36 horas semanais.

Um manifesto em apoio à PEC, organizado pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e liderado pelo vereador carioca Rick Azevedo (PSOL), já conta com mais de 2,2 milhões de assinaturas.

Fim da escala 6x1 no brasil?
fim da escala 6×1 no Brasil? / foto reprodução gov.br

Na última quinta-feira (7), Azevedo criticou a falta de adesão do Partido dos Trabalhadores (PT) ao projeto, embora desde então 67 parlamentares petistas tenham assinado a proposta.

Posicionamento do Governo

Até o momento, o governo federal não endossou oficialmente a PEC. Na segunda-feira (11), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, manifestou-se em redes sociais,

Destacando que eventuais mudanças nas jornadas de trabalho deveriam ser discutidas em acordos coletivos entre empresas e empregados. Marinho defendeu uma “discussão

aprofundada” sobre o tema e sinalizou que o governo pretende manter a questão dentro do âmbito das negociações coletivas.

Alckmin reforçou a necessidade de um debate amplo, afirmando: “Isso ainda não foi discutido [no governo], mas vejo como uma tendência global.

À medida que a tecnologia avança e permite realizar mais com menos pessoas, uma jornada de trabalho mais curta se torna viável. Contudo, esse é um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento.”

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.