quarta-feira, julho 17, 2024
InícioGovernoReajuste anual dos benefícios do INSS em 2024

Reajuste anual dos benefícios do INSS em 2024

Date:

Artigos Relacionados

Em 25 de janeiro de 2024, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber seus benefícios com o reajuste anual. O aumento foi de 6,97%, o mesmo índice de inflação registrado em 2023.

O reajuste foi maior para quem recebe um salário mínimo. Para estes beneficiários, o valor passou de R$ 1.320 para R$ 1.412. Já para quem recebe acima do salário mínimo, o reajuste foi proporcional ao valor do benefício.

O pagamento dos benefícios é feito conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Os beneficiários de renda previdenciária de até um salário mínimo recebem primeiro. Depois, são pagos os benefícios maiores, acima do mínimo até o teto previdenciário.

LEIA TAMBÉM:

Reajuste anual dos benefícios do INSS em 2024 / foto reprodução

Consulta de benefícios do INSS

Os segurados podem consultar os valores de seus benefícios no site Meu INSS, aplicativo Meu INSS ou Central 135. Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.

Para quem recebe por conta-benefício, é necessário fazer o saque do dinheiro ou a transferência para outra conta. Já quem recebe por conta-corrente ou poupança pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas, fazer transferências e compras.

Dicas para beneficiários do INSS:

  • Consulte mensalmente o Meu INSS para saber se há empréstimos que geram desconto no benefício.
  • Se não recebeu o pagamento de algum benefício, solicite ao INSS os valores não recebidos.
Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos