segunda-feira, junho 24, 2024
InícioGovernoComo reduzir o tempo de espera para obter benefícios do INSS

Como reduzir o tempo de espera para obter benefícios do INSS

Date:

Artigos Relacionados

No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição responsável por fornecer benefícios previdenciários para os trabalhadores que contribuem com a seguridade social. Infelizmente, o processo para obtenção desses benefícios pode ser demorado, causando transtornos para muitas pessoas que dependem desses recursos.

De acordo com uma matéria publicada em março de 2023 no site do jornal Extra, o tempo médio de espera para a concessão de benefícios do INSS atualmente é de 85 dias. Essa espera pode ser ainda mais longa em alguns casos, como em situações de recursos ou revisões de benefícios.

Porém, há medidas que podem ser tomadas para reduzir o tempo de espera e garantir uma concessão mais rápida dos benefícios. Neste artigo, apresentamos algumas dicas para ajudar os trabalhadores a obter seus benefícios previdenciários de forma mais ágil.

Organize a documentação para o INSS

Um dos principais motivos para a demora na concessão dos benefícios é a falta de documentação necessária. Por isso, é importante organizar todos os documentos antes de dar entrada no pedido do benefício.

Entre os documentos exigidos pelo INSS estão: carteira de trabalho, comprovantes de contribuição, documentos pessoais, como RG e CPF, além de outros documentos que comprovem a necessidade do benefício, como laudos médicos.

Como reduzir o tempo de espera para obter benefícios do INSS
Tenha todos os documentos em mãos na hora de analisar o seu beneficio do INSS / Foto reprodução Imagem de katemangostar no Freepik

Ao organizar todos os documentos previamente, o trabalhador pode evitar atrasos no processo e garantir uma análise mais rápida do pedido.

LEIA TAMBÉM:

Faça o pedido online

O INSS oferece a opção de fazer o pedido de benefícios pela internet, o que pode ser mais rápido do que o atendimento presencial.

Para fazer o pedido online, o trabalhador precisa ter um cadastro no Meu INSS, que é a plataforma digital do instituto. Através desse canal, é possível realizar diversas solicitações, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros.

Ao fazer o pedido de forma online, o trabalhador pode acompanhar o andamento do processo pelo próprio site do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência.

Contrate um advogado especializado

Outra medida que pode ser tomada para agilizar o processo de concessão de benefícios do INSS é contratar um advogado especializado em direito previdenciário.

Um advogado com conhecimento específico nessa área pode ajudar o trabalhador a organizar a documentação necessária, além de oferecer suporte jurídico em caso de recursos ou revisões de benefícios.

Além disso, um advogado pode atuar em nome do trabalhador junto ao INSS, agilizando o processo de análise do pedido.

Conclusão

A concessão de benefícios do INSS pode ser um processo demorado, mas há medidas que podem ser tomadas para reduzir o tempo de espera e garantir uma análise mais rápida do pedido.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos