terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioFinançasFUNDOS IMOBILIÁRIOS: Uma excelente opção para VIVER DE RENDA!

FUNDOS IMOBILIÁRIOS: Uma excelente opção para VIVER DE RENDA!

Date:

Artigos Relacionados

Hoje vou falar sobre fundos imobiliários, primeiros passos.

[the_ad id=”2175″]

 

Vou explicar o que são fundos imobiliários. São condomínios fechados onde os investidores se juntam e aplicam recursos em empreendimentos imobiliários. Esses fundos captam dinheiro através da venda de cotas.

 

Os FIIs são investimentos de renda variável negociados na bolsa de valores. Existem 4 tipos de FIIs.

 

  • Tem fundo de tijolo que são os imóveis físicos.
  • Tem fundo de desenvolvimento com construção e venda.
  • Tem fundo de papel que são LCI, Letra de Crédito Imobiliário e CRI,  Certificado de Recebíveis Imobiliários.
  • O quarto tipo é o fundo de fundos, FOFs.

[the_ad id=”2175″]

Existem duas formas de ganhar dinheiro com FUNDOS IMOBILIÁRIOS.

 

Uma com a distribuição dos dividendos e outra com a valorização da cota comprada.

 

Vamos supor que você investiu num FII composto de cotas de shoppings centers. O lucro do aluguel ou venda de um shopping desse fundo é distribuído aos cotistas e isso pode ser periódico ou mensal que é mais comum.

 

Uma pergunta que recebo muito é onde os dividendos vão cair. Eles são creditados na conta da sua corretora e são isentos da cobrança de imposto de renda para pessoa física por enquanto, mas pode mudar.

[the_ad id=”1160″]

 

A outra forma de ganhar dinheiro com FIIs é com a valorização da cota. Se você comprou a cota de shopping centers e 1 ano depois houve uma forte valorização você pode vender por um preço mais alto do que comprou e sair no lucro. Mas para venda de cotas tem cobrança de 20% de IR sobre o lucro líquido. Você que recolhe esse imposto e paga a DARF até o último dia útil do outro mês.

 

Como investir em FIIs?

 

Os fundos ofertam as cotas publicamente ou pode investir no home broker comprando de um outro investidor. Você pode comprar cota uma única vez. Vamos as vantagens e desvantagens.

 

Se você quer viver de renda já pensou em comprar um imóvel e botar para alugar. Mas muitas vezes falta dinheiro para isso.

[the_ad id=”1160″]

Os fundos imobiliários são uma maneira mais acessível de investir em grandes imóveis podendo começar com 100 reais.

Outra vantagem são fundos que investem em diversos ativos diminuindo risco de vacância. O risco é maior se você comprar um único apartamento ao invés de um FII que investe em diversos apartamentos diluindo o risco.

 

Outra vantagem é que você pode ter renda periódica ou mensal livre de imposto. Sem contar que não tem dor de cabeça para administrar o imóvel, o inquilino, o cartório, os calotes, a documentação, impostos, etc. Fica tudo a cargo dos administradores do fundo. Menos trabalho para você. Eu tenho imóvel e sei como dá trabalho. E preciso falar da facilidade de venda das cotas dos FIIs que é mais rápido que a venda de um imóvel físico.

 

Fundos imobiliários: ativos financeiros em renda variável ligados a imóveis

Vamos as desvantagens dos FIIs.

 

Eles não são cobertos pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito. Como é um fundo precisa ter atenção na taxa de administração cobrada porque ela afeta sua rentabilidade. Além das taxas tem o risco da vacância. Por isso quanto mais o fundo for diversificado, melhor para você.

 

A venda das cotas de um FII é mais fácil e rápida, mas o volume de negociação na bolsa ainda não é tão grande. Tem muitos investidores entrando.

 

Quando você resolver vender cotas pode ser que não consiga comprador logo. Então é importante optar por um FII que esteja no índice IFIX mais negociado.

 

Quais os custos para investir em FUNDOS IMOBILIÁRIOS FIIs?

[the_ad id=”1161″]

 

Como são negociados na bolsa, tem a taxa de corretagem e emolumentos e impostos.

 

No BTG não tem taxa de corretagem para investir em FIIs. O BTG também tem a carteira recomendada de FIIs para te ajudar a começar. Então é importante ler para aprender sobre cenário macro, micro e cada ativo. Antes de comprar FIIs veja se está de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos de longo prazo. Cuidado para não meter os pés pelas mãos.

 

Espero ter gostado do assunto de hoje

Um abraço e até a próxima.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos