segunda-feira, junho 24, 2024
InícioGovernoGuia Definitivo: Regularize Seu Imposto de Renda Atrasado com Facilidade

Guia Definitivo: Regularize Seu Imposto de Renda Atrasado com Facilidade

Date:

Artigos Relacionados

Se você perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda, ainda há como regularizar sua situação. Seguir os passos corretos pode evitar multas maiores e complicações futuras com a Receita Federal.

Verificação de Débito

Primeiro, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e faça login com sua conta Gov.br. Na seção “Declarações do IRPF”, verifique se há pendências.

Guia Definitivo: Regularize Seu Imposto de Renda Atrasado com Facilidade
imposto de renda atrasado / foto reprodução freepik

Como Declarar o Imposto de Renda Atrasado

Você pode utilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD) disponível no site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis, ou diretamente pelo portal e-CAC. Preencha todas as informações solicitadas, como rendimentos tributáveis e deduções.

Multas e Penalidades

A multa por atraso é de 1% ao mês sobre o imposto devido, variando de R$ 165,74 a 20% do imposto. Se houver restituição, a multa será descontada desse valor. O não pagamento do DARF no prazo de 30 dias implica em juros com base na taxa Selic.

Regularizar seu Imposto de Renda atrasado é essencial para manter a conformidade fiscal e evitar problemas futuros com o Fisco. Siga esses passos e fique em dia com suas obrigações.

Para mais detalhes, consulte o artigo completo no Portal Contábeis.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos