Um vídeo viral mostrando um motorista da Tesla usando o headset Apple Vision Pro chamou atenção e causou preocupação na administração Biden, levando a um alerta do Secretário de Transportes, Pete Buttigieg, sobre precauções de segurança no trânsito.
Buttigieg publicou no X (antigo Twitter) um lembrete importante: “TODAS as tecnologias avançadas de assistência ao motorista atualmente disponíveis exigem que o condutor humano esteja no controle e totalmente engajado na tarefa de dirigir em todos os momentos.”
A postagem dele responde a um vídeo com mais de 25 milhões de visualizações, que parecia mostrar um motorista usando o headset Apple Vision Pro e scrolling a interface enquanto operava um Tesla, ao invés de segurar o volante.
Vale ressaltar que os veículos Tesla não são totalmente autônomos e ainda exigem que o motorista mantenha as duas mãos no volante durante a condução.
A Apple também alerta os usuários a “nunca usar o Apple Vision Pro enquanto estiver operando um veículo em movimento, bicicleta, maquinário pesado ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança.”
O criador do vídeo, em declaração ao Gizmodo, afirmou que dirigiu o Tesla com o headset por apenas 30-40 segundos e alegou que o vídeo era uma encenação.
O Vision Pro, o primeiro produto novo da Apple em sete anos, estreou na sexta-feira nos EUA por US$ 3.500. A Apple o descreve como “um computador espacial revolucionário que combina perfeitamente o conteúdo digital com o mundo físico”.