A carteira de identidade digital (CID) é uma versão eletrônica do documento de identificação oficial, o RG. Ela é emitida pelo governo federal e pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.
A CID tem os mesmos dados do RG físico, como nome, data de nascimento, filiação, naturalidade e foto. Ela também conta com elementos de segurança para dificultar a falsificação, como QR Code e assinatura digital.
Como solicitar a carteira de identidade digital?
Para solicitar a CID, é necessário ter um cadastro no aplicativo gov.br. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo.
Após fazer o cadastro, é preciso agendar o atendimento em um posto de identificação oficial. No dia do atendimento, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, entre outros);
- CPF;
- Comprovante de residência.
O prazo de emissão da CID é de até 15 dias úteis.
Como usar a carteira de identidade digital?
Para usar a CID, é necessário baixar o aplicativo gov.br no celular. Após instalar o aplicativo, é preciso fazer login com o cadastro do gov.br.
Na tela inicial do aplicativo, selecione a opção “Carteira de documentos”. Em seguida, toque no botão “Adicionar documento” e selecione a opção “Carteira de identidade”.
A CID será adicionada à sua carteira de documentos. Para visualizar o documento, toque no botão “Abrir”.
A CID pode ser usada para identificação em diversos serviços, como abertura de conta bancária, contratação de serviços, votação, entre outros.