Crescimento Anual de Receita da Huawei
A gigante chinesa de tecnologia, Huawei Technologies, prevê uma receita que ultrapassa a marca de 700 bilhões de yuans (equivalente a $98,5 bilhões) para o ano de 2023.
Essa projeção foi revelada por Ken Hu, o presidente rotativo da empresa, em uma mensagem interna de ano novo que foi acessada pela Reuters.
Essa estimativa representa um crescimento de receita de aproximadamente 9% em relação aos 642,3 bilhões de yuans arrecadados em 2022.
Recuperação após Sanções dos EUA
Essa previsão é um indicativo adicional de que a Huawei está se recuperando após as sanções impostas pelos EUA em 2019, que prejudicaram algumas de suas linhas de negócios ao limitar o acesso a tecnologias globais essenciais, como microchips avançados.

Hu expressou sua gratidão aos parceiros da empresa e a cada membro da equipe da Huawei por sua resiliência e determinação. “Conseguimos resistir à tempestade após anos de trabalho árduo. Agora, estamos praticamente de volta ao caminho certo”, afirmou Hu.
Desempenho do Segmento de Dispositivos
Na mensagem enviada aos funcionários, Hu mencionou que o segmento de negócios de dispositivos da Huawei, que inclui seu negócio de smartphones, superou as expectativas em 2023.
Em um movimento surpreendente em agosto, a Empresa lançou sua série de smartphones Mate60, que se acredita serem alimentados por um chipset desenvolvido internamente. Esse lançamento foi amplamente interpretado como o retorno da Huawei ao mercado de smartphones de alta qualidade após anos de luta sob as sanções dos EUA.
Crescimento do Mercado de Smartphones
As remessas de smartphones aumentaram 83% em outubro em relação ao ano anterior, contribuindo para o crescimento geral do mercado de smartphones chinês em 11% no mesmo período, de acordo com a Counterpoint.
Perspectivas para 2024
Olhando para 2024, a Huawei indicou na carta que o negócio de dispositivos seria uma das principais linhas de negócios em que se concentraria para expansão.
“Nosso negócio de dispositivos precisa redobrar seu compromisso com o desenvolvimento de produtos de primeira classe e a construção de uma marca de alta qualidade com um toque humano”, disse a carta.
Desafios Futuros
No entanto, a Huawei reconheceu na carta que enfrenta desafios significativos. “Incertezas geopolíticas e econômicas abundam, enquanto restrições tecnológicas e barreiras comerciais continuam a ter impacto no mundo”, observou Hu.
Para enfrentar esses desafios, Hu disse que a Huawei se concentraria em fortalecer a eficiência de suas operações de negócios. Isso incluiu iniciativas para “simplificar a sede, simplificar a gestão e garantir uma política consistente, fazendo ajustes quando necessário.”