quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioTecnologiaXiaomi e Huawei Entram na Corrida de Veículos Elétricos

Xiaomi e Huawei Entram na Corrida de Veículos Elétricos

Date:

Artigos Relacionados

Xiaomi Revela Seu Primeiro Veículo Elétrico

A Xiaomi, uma gigante da tecnologia chinesa, apresentou ao mundo seu primeiro carro elétrico. Isso aconteceu poucos dias após a Huawei, outra grande empresa de tecnologia chinesa, lançar seu próprio veículo elétrico.

Esses lançamentos mostram que os esforços dessas empresas para entrar no mercado de veículos elétricos estão começando a dar resultados.

A Xiaomi lançou o sedã SU7 na quinta-feira, dois dias após a Huawei lançar seu SUV Aito M9. Ambas as empresas são conhecidas como fabricantes de smartphones e outros eletrônicos de consumo, mas nos últimos anos têm revelado grandes ambições no setor automobilístico.

Xiaomi lançou o sedã SU7 / foto reprodução Olhar Digital

Em 2021, a Xiaomi anunciou que investiria $10 bilhões na próxima década em uma subsidiária focada em veículos elétricos inteligentes.

As Ambições da Xiaomi no Mercado Automobilístico

No evento de lançamento na quinta-feira, o CEO Lei Jun disse que a empresa estava entrando em uma “nova década” e esperava se tornar uma das cinco principais montadoras do mundo nos próximos 15 a 20 anos.

“É um novo ponto de partida para a Xiaomi, e estou convencido de que um dia no futuro, haverá Xiaomis rodando em todas as estradas deste mundo.”

Ele percebeu rapidamente a batalha difícil que enfrentava, acrescentou. “Para construir um bom carro, ainda é muito, muito difícil”, disse ele à plateia.

LEIA TAMBÉM:

No entanto, Lei sugeriu que, após vários anos, a Xiaomi apresentou uma oferta semelhante ao Model S da Tesla e ao Taycan Turbo da Porsche, comparando diretamente as estatísticas de desempenho dos três modelos em um slide mostrado no palco.

Mark Rainford, um comentarista da indústria automobilística baseado em Xangai que apresenta o canal do YouTube “Inside China Auto”, chamou a oferta da Xiaomi de “vencedora”, prevendo que venderia bem na China.

Veiculos Elétricos em termos de desempenho

“Parece muito convincente no papel, tanto em termos de desempenho quanto de tecnologia”, disse ele, observando que o carro poderia se conectar facilmente com os smartphones da Xiaomi. Ao criar o que é um produto de luxo, a empresa também parece estar mirando em um mercado diferente, sugeriu Rainford.

“Está claro que eles acreditam que são uma combinação (para) ou até melhor do que os modelos emblemáticos da Porsche e da Tesla, o que é muito ambicioso para uma marca que a maioria pode considerar uma marca de eletrônicos de consumo muito forte, mas não necessariamente perceber como premium”, ele acrescentou.

A Xiaomi não revelou o preço do modelo no evento, embora Lei tenha dito que seria “um pouco alto”.

Huawei Lança o Aito M9

A estreia da EV da empresa acontece na mesma semana do lançamento do Aito M9 da Huawei, um veículo de seis lugares com preço inicial de 469.800 yuan (cerca de $66.500).

A Huawei disse que o SUV tem “o maior desempenho de espaço em sua classe”, e a empresa incorporou recursos premium, como uma tela de projeção projetada para replicar a experiência de assistir a um filme no cinema e não causar enjoo de movimento ao espectador.

Huawei Lança o Aito M9 / Foto repdrodução

O veículo também vem com assentos que têm funções de massagem e apoios de braço duplos para permitir que os passageiros relaxem durante as viagens, acrescentou em um comunicado na terça-feira.

Os novos veículos adicionam ao mercado automobilístico lotado da China – o maior do mundo – que tem visto uma guerra de preços nos últimos meses devido à forte concorrência e altos estoques.

No mês passado, a Huawei também lançou um sedã elétrico que foi projetado para enfrentar o Tesla (TSLA) de Elon Musk.

Siga nossas redes sociais

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos