segunda-feira, março 18, 2024
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Como fazer um plano de Marketing Digital começando do zero

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Um bom plano de Marketing Digital é fundamental para definir de maneira prática, quais ações você deve desempenhar de forma contínua, para alcançar os seus objetivos. Mas me diz, você faz alguma ideia de como estruturar esse planejamento?

É por isso que estou aqui, hoje vou te ensinar, o que não pode ficar de fora de um bom planejamento de marketing, tudo pra ajudar a sua empresa a se manter competitiva no mercado. Para ensinar as melhores práticas de marketing digital. Trabalhamos dia a dia com mais de 12 mil clientes, e o que percebemos é que aqueles que alcançam os melhores resultados, são os que investem parte do tempo para desenvolver estratégias de qualidade.

Só para você ter uma ideia, cerca de 50% das pequenas e médias empresas no Brasil, não realizam nenhum plano de marketing. Mas é justamente isso que permite alcançar uma visão estratégica das ações que trazem mais resultados para o seu negócio.

Para te ajudar na construção de um plano de marketing digital, vamos adotar quatro pilares que costumamos trabalhar com os nossos clientes e funcionam independente do segmento e tamanho da empresa: Diagnóstico, Objetivo, Plano de Ação e Referências e Suporte.

Antes de começar a pensar em qualquer plano, é preciso fazer um diagnóstico.

E isso nada mais é, do que analisar o desempenho da sua empresa observando o histórico e se apoiando em dados. Para uma boa comparação, eu recomendo que você analise um período mínimo de três a seis meses.

Neste momento, você pode se comparar com outras empresas e analisar as últimas ações e resultados obtidos pelo seu próprio negócio, para que você tenha respostas práticas, sobre o que vem sendo positivo e que o precisa ser aperfeiçoado ou mudado nas próximas execuções.

Quando falamos de diagnóstico aplicado ao marketing digital, é fundamental avaliarmos as taxas de conversão do funil de vendas. Lembra daquelas etapas: Atração, Conversão, Relacionamento? Pois é, você tem que identificar em que ponto o funil está travado.

Se você quiser entender um pouco mais sobre funil de vendas ou Inbound marketing, deixa nos comentários que eu trarei pra vocês e com certeza ele vai te ajudar. Finalizada a etapa de diagnóstico e sabendo de forma clara o histórico e momento da sua empresa, é hora de definir seus próximos objetivos, ou seja, os resultados que você espera.

O primeiro ponto a ser analisado aqui é:

  • Onde você deseja chegar?
  • Você quer atrair mais Leads?
  • Melhorar o relacionamento com seus contatos ou clientes?
  • Fechar mais vendas?

Definindo os objetivos com base em um diagnóstico anterior, a sua empresa corre menos riscos de criar desafios incalculáveis, além de trabalhar de maneira segura, as expectativas de crescimento. Sendo assim, a partir do problema que você identificou na etapa de diagnóstico, é possível definir as metas para o próximo trimestre, semestre ou ano.

  • A gente entra agora na próxima etapa que é o Plano de Ação.

Diferente dos objetivos, esse plano serve para definir ações práticas que vão ser executadas em curto, médio e longo prazo. Existem quatro questões que devem ser respondidas para que esse plano de ação seja considerado claro e eficiente:

  • O que será feito?
  • Quando será feito?
  • Quem será o responsável final?
  • E quanto irá custar?

Essa última pergunta, é muito importante para que o responsável da área tenha clareza dos investimentos necessários para alcançar os resultados esperados e também para garantir que você esteja bem alinhado com a área financeira da sua empresa.

Chegamos agora ao último pilar da construção do nosso plano que a parte de Referências e Suporte.

Quando falamos de construir uma boa estratégia de marketing, não podemos nos esquecer de ferramentas e metodologias que podem ser úteis e facilitar essa execução. Aqui  utilizamos com os nossos clientes a metodologia da máquina de crescimento, que foi construída com base nos principais cases de sucesso da Resultados Digitais e leva em consideração o crescimento e maturidade que as empresas vão conquistando ao longo do tempo.

Se além disso, você tiver acesso ao suporte de uma pessoa especializada, não deixe de consultá-la para coletar Inputs e opiniões diferentes a respeito do seu planejamento de marketing digital.

Essas pessoas normalmente, acumulam bons conhecimentos sobre tendências de mercado, boas práticas que se tornam muito valiosas para melhoria e evolução do seu planejamento. O fato é que: independente do tamanho do segmento da sua empresa, jamais deixe de investir tempo para criar uma boa estratégia e planejamento de marketing digital.

Mas cuidado, um planejamento longo e lotado de informações não é sinônimo de sucesso. Muitas vezes um processo simples e bem feito vale muito mais a pena.

Espero que você tenha gostado e aplique esses aprendizados na sua empresa.

Não esqueça de comentar oque achou desse artigo e bora continuar aprendendo muito sobre marketing digital.

Um abraço até a próxima.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

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