Fundo de Investimento: 5 dicas para não errar na hora de comprar.

Vocês sabiam que existem hoje no mercado mais de 5.000 Fundos de Investimento abertos?

 

Imagina só a situação: você perdido no meio de tantas opções, sem saber qual fundo de investimento  escolher.

 

Hoje é pra te ajudar nisso. Eu vou listar aqui 5 dicas para você escolher o melhor Fundo de Investimento, aquele mais adequado para o seu perfil e, claro, pro seu dinheiro. E aqui já vai um spoiler, a dica 5 é uma super novidade que chegou na Easynvest. Então fica comigo até o final pra conferir.

 

  • Dica 1°

 

Defina qual é o seu objetivo. Pode parecer uma dica muito simples mas saber qual é o seu objetivo pode fazer toda a diferença na hora de escolher um fundo de investimento. Se você tem objetivos de curto prazo, é melhor escolher fundos de investimento que tenham uma estratégia mais conservadora. Agora, se você tem objetivos de médio e longo prazo, é possível avaliar fundos que possuam estratégias mais elaboradas, com objetivos de longo prazo e até um pouco mais de risco.

 

  •  Dica 2°

 

Conheça as principais categorias de fundos. Existem hoje no mercado várias categorias de Fundos de Investimento. Por exemplo os Fundos de Ações, Multimercado, Renda Fixa, Cambial e por aí vai. Cada um deles tem características que servem para diferentes tipos de estratégia. Um fundo de Ações, por exemplo, precisa ter no mínimo 67% de Ações no seu portfólio.

 

Já um Fundo Multimercado tem liberdade para investir em diferentes categorias de ativos, como Renda Fixa, Ações, moedas e investimentos no exterior. Então, conhecer essas características é importante para você saber onde está colocando o seu dinheiro e não se frustrar lá na frente.

 

  • Dica  3°

 

Fique de olho nos prazos de resgate. O prazo de resgate de um fundo em geral está diretamente ligado à sua estratégia. Por exemplo, um fundo DI é capaz de devolver o dinheiro para a conta do investidor em até um dia útil após a solicitação do resgate. Já nos fundos com estratégias mais complexas esse prazo pode chegar a 30, 45, 60 dias e até mais. Por isso, avaliar os prazos de liquidez, ou seja, a velocidade com que você vai receber o seu dinheiro de volta ao pedir o resgate, é fundamental. Isso vai evitar que você tenha surpresas diante de qualquer imprevisto. E fica ligado: os valores de entrada, retirada e permanência mínima também são tão importantes de serem avaliados quanto os prazos de resgate.

 

  • Dica 4°

 

Use e abuse das estrelas!  Não entendeu nada? Calma que eu te explico. Eu tô falando das Estrelas Morningstar. A Morningstar é a maior casa de análise de Fundos de Investimento do mundo. Na prática, ela produz um rating, ou seja, uma avaliação, super qualificada para te ajudar a escolher o melhor fundo de investimento. Mas fica tranquilo que eu vou simplificar.

 

Fundo de Investimento 5 dicas para não erar na hora de comprar.

 

O rating do Morningstar faz relação risco e retorno dos Fundos, classificando de 1 a 5 estrelas. Pra dar um exemplo, a nota 5 mostra que o fundo entrega resultados com consistência e boa gestão. Assim, você consegue ver lá na plataforma da Easynvest os melhores fundos de acordo com o ranking da Morningstar. Fácil, né?

 

  • Dica 5°

 

Use o comparador de fundos à vontade. Em 2012, a empresa Vérios lançou essa ferramenta de comparação de Fundos de investimento. Agora, está disponível pra todo mundo aqui na Easynvest. Com essa ferramenta, você pode fazer uma comparação entre Fundos de Investimento e também com índices de referência como o Ibovespa e o CDI. Ou seja, você pode comparar rentabilidade, histórico, volatilidade e patrimônio de mais de 40 mil Fundos. É uma baita ajuda para avaliar a melhor opção para sua carteira comparando.

 

Galera eu espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje.

Um abraço e até a próxima!