terça-feira, maio 28, 2024
InícioFinançasAções: Conheça as Top 5 mais baratas para o ano de 2021

Ações: Conheça as Top 5 mais baratas para o ano de 2021

Date:

Artigos Relacionados

Quais são as cinco melhores oportunidades de ações da bolsa de valores para o momento, para comprar agora esse mês.

Quais são aqueles ações que estão sendo negociados a um preço baixo se comparado com a probabilidade de ótimos resultados lá no futuro.  Vou te falar aqui a minha lista de ações, meu top 5, mas eu não vou só te falar, vou te mostrar como que eu garimpei essas empresas e o por que das minhas escolhas e aí como que você pode aproveitar isso para desenvolver suas próprias visões tanto para descobrir por conta própria já agora quanto também para lá na frente observar boas oportunidades para o futuro.

Aqui eu venho procurando entregar o melhor do que eu venho aprendendo e na prática tendo ali meus resultados, dando minhas cabeçadas, mas das visões que eu vou recebendo nessa caminhada de empresário e investidor. E se por um acaso você já tem algum amigo que gosta de falar de ações ou desses assuntos com você, de negócios dinheiro empresas aproveita para compartilhar com ele e bora pra cima!

E aqui fiz um negócio para te incentivar a ficar até o final, porque lá no final tem a  conclusão geral de todas as ações ela é mais importante do que simplesmente pegar 5 ações aqui e sair fora e comprar. Não faça isso. e ai o que eu fiz deixei pro final a última empresa que é totalmente diferente das demais.  Totalmente, um risco maior ok, um risco bem maior, mas com a possibilidade de retorno também bem maior. Uma empresa que pode aí passar por um crescimento grande, então fique até o final.

A quinta empresa é a TRPL4 Transmissão Paulista é uma companhia de energia elétrica responsável por transportar cerca de 25 por cento de toda a energia elétrica produzida no país. Ela transporta um quarto de toda energia que rola. É uma empresa grande.

O que vocês acham desta ação?

E o foco maior dela está lá em São Paulo, por que quase 100% da energia consumida nesse estado é transportada por ela, e aí em seus números, lá quando a gente vai olhar os fundamentos, a gente já fica assustado de cara com a margem dela. Já até falei anteriormente aqui, no último período ela apresentou margem líquida de 90%. E é certo que essa margem ela não é  sempre mas se você for olhar a média aí você vai ver que nos últimos anos ela vem ficando acima de 40 50 por cento o que é muito bom

Ações: energia eletrica

 

O que significa isso?

Significa que de tudo o que ela vende, 50 por cento vai pro bolsinho lucro limpo, pagou todo mundo, paga imposto, é uma coisa boa ou não é para quem entende o básico de negócio na prática sabe que é uma coisa boa. E 3 bi de lucro aí só no último ano com esta ações . Então é uma empresa que lucra bilhões, é uma empresa gigante. E aí você já vê então que tem boa rentabilidade bons indicadores de eficiência e ações .

Agora nós temos que olhar, o preço está bom?

Por que que a ideia sua é comprar ela esse mês?

Olha a situação no preço também é muito boa porque ele está com P/L que é por volta de 5, e um P/VP por volta de 1. Esses números indicam que o preço que você vai pagar para a ação no momento não está supervalorizado não está caro.

Você quer um exemplo disso vou te dar um exemplo contrário, vamos pegar uma empresa que está cara. Magazine Luíza, Magalu, é uma excelente ações excelentíssima mas hoje está com um preço muito caro na bolsa porque ela está com P/L de 360. Isso indica que quem quiser investir nela vai ficar pagando 360 anos o que a empresa vale em relação à geração de lucro dela ou seja você vai demorar 360 anos para receber isso se fosse só em termos de lucro desde que mantidas ali as mesmas condições que a empresa se encontra atualmente.

 Magalu Magazine Luiza

Ou então você tem que acreditar muito que ela vai aumentar muito muito muito o lucro dela vai dobrar triplicar multiplicar por dez essas ações, para esse preço vir acabar abaixando mas olha que é uma projeção é achar, né.

E aí o que a gente faz para comparar que um indicador tá caro ou tá barato.

A gente olha ele no histórico, vê pelo histórico dela que esse indicador, antes era menor e só foi crescendo. E olha também ela comparada com outras empresas concorrentes e a gente vê também que comparada com os concorrentes ela está muito acima deles e até com empresas que fazem a mesma coisa lá fora.

E aí por exemplo a gente traz até para a Amazon, que é uma das maiores empresas do mundo. A Amazon, comparada com a Magalu, tem um P/L mais baixo. Isso mostra pra gente, nesse exemplo todo aí da Magalu, que nem é uma das 5, mas pra você entender como que você analisa uma empresa ou melhor, as ações de uma empresa quando ela está cara.

E aí aqui no caso da Transmissão Paulista que nós falamos a nossa quinta ações  comparando com as empresas do setor dela e com empresas similares em outros lugares ela está com bons indicadores de P/L e de P/VP. Por isso eu acho na minha opinião que para mim comprar é uma boa. Essa parada aí dos preços de saber se está barato está caro ficou claro para você.  Se achar que estou indo rápido demais que quer uma explicação mais detalhada entre em contato pra que eu posso ir atras de mais informações pra trazer aqui pra vocês, Ok.

A quarta empresa também do setor elétrico, geração distribuição transmissão e comercialização de energia elétrica, é a NEOE3, Neoenergia que é hoje a segunda maior empresa do ramo dela, do que ela está fazendo aí no país. Tem mais de 14 milhões de clientes está em quase 20 estados 18 mais precisamente, e aí com uma receita, a receita, o tanto que ela vende aproximado de 32 bi, bilhões só no último ano 32 bi vende muito né. E um lucro líquido de 3 bi. A gente vê que ela também tem uma margem líquida boa.

E aí como a gente já citou anteriormente ela possui ainda outros ótimos números e até em relação ao preço. Por exemplo o P/L dela está em 7 e o P/VP que é o preço avaliado pelo seu patrimônio, está abaixo de 1 ou seja quem comprar essa ação hoje por exemplo vai ser como se tivesse obtendo um desconto, estivesse pagando menos do que o valor patrimonial.

Do que a empresa realmente vale, quando pega ali tudo que ela tem menos tudo que ela deve, tudo que ela vale na prática. E aí no caso dela fora todos os números a gente ainda olha uma outra parte muito interessante, que é em relação à visão da empresa de futuro.

Ações: neo3 neoenergia

A Neo é uma empresa que é pioneira em realizar investimentos bilionários em energia renovável, ela tem participação em 44 parques eólicos e 7 usinas hidrelétricas no Brasil. E aí algo que a gente tem que ficar bastante atento, é que em muitos casos essa visão de futuro, e a projeção do que a empresa está fazendo pode ultrapassar ainda em relação à importância da própria análise numérica atual. Quando você olha que lá na frente pode ser que ainda fique mais barato se ela continuar aumentando ainda mais os lucros, ainda mais as receitas, por isso que a visão é muito importante. E aí faz se importante olhar essa questão lá do futuro ao invés de olhar só os números atuais, é um complemento né.

E hoje as coisas acontecem com muito mais rapidez no mundo. Às vezes uma empresa que não está passando por um momento muito bom ou às vezes estava boa mas tinha outras passando em cima dela, um processo que ela descobre, uma nova tecnologia, um investimento que ela faz nesse mundo atual simplesmente uma coisinha pode transformar tudo. Eu acredito no negócio de energias renováveis também para os próximos anos. Aí agora eu te pergunto, você acredita nesse negócio faz sentido para você está alinhado com seus princípios com seus valores? Isso é uma pergunta você tem que se fazer.

E aí a terceira empresa é a BBAS3. Banco do Brasil que é uma empresa que o Governo tem influência sim tem muito isso é um pouco negativo. Por outro lado ela está barata. Eu já citei que não é aquela empresa que está na minha carteira há muito tempo. Eu comprei recentemente mas imagino que todos que me acompanham já conhecem ela. Ela trata-se da primeira instituição financeira a ser fundada no país. Seu início foi lá em 1808, então é uma empresa que já vem sobrevivendo todo esse tempo.

Conta alguma coisa pra gente aí Zé, sobre segurança ou não.? E aí ela tem mais de 15 mil pontos de atendimento distribuídos no país nas formas de agências, postos, como também ainda possui atendimento pela internet, tá digitalizando geral e ficando bacana a parada tecnológica del a. E aí ainda que apresente essa volatilidade maior, que é o que, os preços mexem muito, as vezes o presidente fala alguma coisa vai para cá e depois sobe, ainda que role isso e tenha um risquinho talvez um pouco maior.

Ações: Banco do Brasil

Eu acho que vale a pena por causa dessa própria questão dos preços que estão ali nos números P/L e P/VP, P/VP novamente abaixo de 1, indica que ela está novamente o seu patrimônio está sendo descontado do valor real. Isso é ótimo para período de compra se a gente considerar que olhando esse todo esse passado é um negócio que está há vários e vários anos, de vez em quando passa dificuldades mas está sempre aí, apresentando lucro, está crescendo patrimônio enfim é uma empresa que ela apresentou só para vocês terem ideia um lucro bruto aí de 12 bilhões em 2020 que é um número alto e acrescenta-se ainda que esse setor bancário,

As ações do banco do Brasil podem ser considerado o melhor do país? a gente pode falar assim?

São as maiores empresas do país, os caras que mais ganham dinheiro é os bancos. E aí uma empresa no maior setor, listado ali entre as maiores empresas, não tem o que falar né. E aí mais uma vez, tem que ver se faz sentido para você, se você aguenta ver toda essa variação faz, se não… não.

Terceira, SULA11, que sinceramente é um empresa difícil de criticar os fundamentos, para quem não conhece ela é uma das maiores seguradoras aqui do Brasil. É um outro setor também que dispensa comentários em termos de lucratividade, banco, seguro, esse negócio da cobre, é bom ser sócio.

E aí ela foi fundada em 1895 e a SulAmérica ela atua em diversas linhas de seguros, que vão desde saúde, odontologia, automóveis, vida e vários outros até previdência privada e investimentos também.

Ações: Sul América

E aí quando você para pra pensar a SULA11 ela trabalha em cima de uma emoção que ela foi ainda mais aflorada aí com a crise pandémica com esses rumores para onde que o mundo está indo, o que eu vou precisar o que eu não vou, que é essa questão do medo das pessoas quererem ter um seguro quererem estar mais resguardadas né. Então eu acho que é algo também que a gente tem que observar com bastante atenção nesse período pós pandêmico. E aí, lucro em 2020, mais de 2 bilhões. Resultado 100% maior quando comparado com 2019, “mostra bem pra gente essa parada aí”. Na pandemia cresceu.

E aí a SulAmérica ela soube aproveitar bastante essa situação diferente da maioria das empresas. Ela aumentou muito todos os seus números, receitas, lucros. E o que aconteceu no último período, no último trimestre do ano, resultados abaixo do esperado fez a ações  dar uma caidinha de preço boa, para nós vira oportunidade P/L e P/VP novamente abaixo dos preços que são justos. Então mesmo ela estando numa situação de queda de preço nas últimas semanas meses pra mim vale a pena.

Mas por último também não menos importante as ações e a empresa número 1 da nossa lista, Cogna, COGN3.

E aí que está uma grande diferença aqui, porque que ela trata de uma organização da área de educação não sei quem conhece aí, é a mais forte que tem no Brasil e uma das mais fortes do mundo nessa área de colégio, cursinho, pré-vestibular, dona do Pitágoras dona de várias várias empresas que são relacionadas com essa parte de educação básica mesmo.

Pra vocês terem ideia, igual eu falei ela é atualmente o maior grupo privado do país. Porém como nem tudo são mil maravilhas eu falei que essa última empresa ela ia ter uma coisa diferente das outras . É que como ela é muito focada nessa questão do ensino, em instituições de ensino físicas, as escolas tradicionais. Foi uma empresa que teve ali a receita fortemente abalada desde o início da pandemia, perdeu ali, todo mundo parou, não podia ter mais aula, não é aquela história.

E aí os números ficaram bem ruins, o P/L dela e o P/VP estão baixos e por isso a gente olha como possivelmente barata. Porém se você for olhar, ela tomou um prejuízo de 5 bilhões, perdeu 5 bilhões nos últimos 12 meses. Mas, com todos esses números tão ruins, os alunos tudo foram embora, a receita caiu, prejuízo no ano.

Ações: cogna educação

Será que ainda assim vale a pena?

Por que está barata mas as vezes o negócio está ruim. Olha aí uma coisa que eu considero, pra mim é uma empresa que tem muitos ativos e tem uma expertise no setor de educação que a gente não pode simplesmente desprezar. E ela está lutando para se firmar no ensino à distância através de plataformas digitais para conseguir se adequar melhor a essa nova realidade.

Isso vai ter sucesso?

Ela vai conseguir lidar bem com essa parte no ensino à distância?

Só Deus sabe. Impossível saber. Contudo, numa visão particular que eu tive que eu tenho é que em determinado momento as aulas elas vão voltar e outras atividades que envolvem experiência de contato pessoal poderão ainda ficar atraindo mais pessoas, então recebe essa visão aqui.

As escolas vão poder ser muito diferentes. Não é que vai voltar igual mas não vai simplesmente deixar de existir, inclusive há um potencial de se aproveitar melhor a própria enorme estrutura que as escolas têm. Quer um exemplo? Olha, dando aula de línguas, esportes, estudos extras, coisas diferentes que vão manter as crianças tendo esse convívio fora de casa. E aí quando você vai ver essas estruturas grandes físicas aí dessas escolas poderiam ser muito melhor aproveitadas.

Ações são mega construções não é verdade?

Poderia ser um lugar onde os pais deixariam os filhos ali por mais tempo teriam mais segurança, enfim, eu acho que ainda há muita água para passar debaixo da ponte, por isso que é muito importante a gente ficar atento à essas empresas que estão se envolvendo ali tanto com tecnologia quanto com a inovação. Trazer experiências, porque a vida não vai ser só isso de ficar dentro de casa vendo televisão mexendo em computador não.

 educação

Então assim, é uma visão né. Enfim, eu sou ciente de que o risco é maior quando faz um tipo de investimento como esse, mas como eu já tenho uma carteira bem diversificada e com muitas boas ações eu creio que pra mim vale a pena aportar algumas vezes nesse tipo de empresa, que tem um maior potencial de risco sim, não se sabe se essas visões vão prosperar de fato ou não, mas que tem um potencial de retorno grande, talvez quem sabe de multiplicar o capital por 100 vezes, por 200 vezes. Mas aí eu quero estimular a sua própria visão.

Você é mais conservador, é mais arrojado? Se você for mais conservador provavelmente você não investiria nela. Diz aqui para mim, #conservador ou #arrojado.

Se for conservador às vezes compra mais das outras, compra uma outra empresa também que já é uma empresa mais estabelecida.

Se for arrojado às vezes vai uma vez ou outra comprar uma dessa daqui igual a Cogna. Então águia, liga o alerta, esteja totalmente consciente, assuma você mesmo a responsabilidade de investir ou não de acordo com seu perfil, de acordo com o que você pensa lá para a frente.

E no mais eu continuarei aqui postando sobre investimentos, sobre finanças pessoais, empreendedorismo, visões de negócios, mentalidades tudo isso aí que vocês que já conhecem estão acostumados.

Espero que estejam gostando, continue acompanhando aqui os meus próximos conteúdos.

Que Deus abençoe aumente e multiplique muito na sua vida.
Um grande abraço e até a proxima!

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos