Mercado futuro Bovespa e os mini contratos

Você já ouviu falar do mercado futuro?
E dos mini contratos de dólar e índice?

 

Pois hoje vou te apresentá-los. Afinal, o que significa mercado futuro? Antes vamos falar do mercado à vista.

 

  • Sabe quando você vai na bolsa comprar ação de determinada empresa?

 

Esse é o mercado à vista. Por exemplo, tem uma pessoa vendendo um notebook por mil reais e você resolveu comprar e levar para casa. Esse é o mercado à vista.

 

Já quando você compra no mercado futuro, você tem um contrato onde pode comprar ou vender determinado ativo no futuro por um preço pré-fixado.

 

Voltando ao exemplo do notebook, o comprador chega na loja e diz que quer levar o notebook em três meses e que só vai pagar 900 e não mil reais. O vendedor analisou e pediu garantia de que em três meses levaria a mercadoria para fechar contrato. Durante esses três meses os preços dos notebooks aumentaram e o comprador foi na loja com o contrato pegar o notebook ou a diferença.

 

Deu para entender o que é mercado futuro ou ficou confuso? Alguns ativos que são negociados no mercado futuro são a soja, milho, boi, café, ouro, dólar, petróleo, índices.

 

O fato é que no mercado futuro podemos negociar o contrato cheio e mini contratos que são frações de um contrato cheio. Esses mini contratos possibilitam os pequenos investidores a se aventurarem nesse meio.

 

  • Vocês já ouviram falar dos contratos de mini índice e mini dólar?

 

Vamos falar dos contratos de mini índice.

 

Para operar no índice o trader precisa de pelo menos cinco contratos cheios. Esse é o lote mínimo para negociação. E ele também vai precisar de uma margem que é um valor a ser depositado na conta da corretora que varia em cada corretora.

 

Vamos para um exemplo para que consigamos mentalizar isso. Vamos supor que o índice Bovespa está em 50.000 pontos e o trader vai operar cinco contratos que é o lote mínimo de negociação. E no índice nós sabemos que cada ponto oscilado equivale a 1 real. Logo 50.000 x 5 dá total de 250 mil reais.

 

Vamos falar do mini índice já que ele é uma fração do contrato cheio do índice. O código do contrato de mini índice é formado das seguintes partes:

 

WIN mais o mês e ano de vencimento desse mini contrato do mercado futuro.

 

Mercado futuro Bovespa e os mini contratos

 

Por exemplo, WINZ21. As três primeiras letras significam que é um mini contrato de índice, a letra Z é o mês de vencimento que é em dezembro e vou mostrar a tabela. E o 21 significa que o vencimento é 2021. Então toda vez que olhar o código e ver a letra do meio será o mês de vencimento de acordo com a tabela. Se for Z é dezembro. Se for H é março. Se for N é julho. A tabela é disponível. (estou citando apenas exemplos, confira sempre qual letra é referente a cada mês).

 

É importante falar que os vencimentos dos contratos de mini índice são em todos os meses pares do ano e o preço é de 0,20 por ponto do Ibovespa. Logo, se o Ibove estiver em 50.000 pontos basta você multiplicar isso por 0,20 para descobrir o valor do mini contrato. A diferença entre o índice futuro e mini é somente no valor do preço do contrato. Cada ponto oscilado no índice futuro equivale a 1 real e no mini índice equivale a 0,20 centavos.

 

  • No mini dólar um exemplo de código é o WDOU21 que significa o quê?

 

As três primeiras letras significa que é um mini contrato de dólar, a letra U significa o mês de vencimento e o número 21 é o ano de vencimento. Olhando os meses de vencimento segue a mesma tabela. O mês de vencimento do U é setembro.

 

Mini Dolar - O Que É e Como Funciona o WDO » Day Trader Pro

 

Importante falar que a variação do dólar é feita de meio em meio ponto. Já a variação do índice é feita de cinco em cinco pontos. Para cada cinco contratos de dólar, que é a quantidade mínima negociada, a variação de um ponto representa um lucro ou prejuízo de 250 reais. Já para o mini contrato essa variação representa lucro ou prejuízo de 10 reais.

 

Vamos para o exemplo para clarear nossa mente porque sei que é meio complicado. Você negociou 10 mini contratos de dólar com uma variação positiva de 10,5 pontos.

 

  • Quanto você lucrou com essa operação?

 

É só multiplicar os 10 contratos por 10,5 que foi o que conseguiu de variação e cada ponto vale 10 reais no mini contrato. Então isso vai dar 1.050 reais de lucro bruto.

 

Parece complicado, mas não é. Porque com o tempo isso fica simples.

-Beijos e até o próximo vídeo. Tchau.