segunda-feira, junho 24, 2024
InícioÚltimas NotíciasReajuste no Bilhete Único: Impactos e Implicações

Reajuste no Bilhete Único: Impactos e Implicações

Date:

Artigos Relacionados

Anúncio do Reajuste no bilhete único do metrô em 2024

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que a tarifa do Metrô, da CPTM e da EMTU será reajustada em janeiro de 2024. O valor da tarifa será aumentado de R$ 4,40 para R$ 5,00.

Impacto nos Passageiros

Este reajuste pode ter impactos significativos nos passageiros. Especialistas consultados sugerem que a medida pode levar à superlotação dos ônibus.

Isso ocorre porque os passageiros tendem a optar pelo transporte mais barato, que neste caso seriam os ônibus municipais da capital paulista, cuja tarifa será mantida em 2024.

A Decisão de Não Unificar o Reajuste

A decisão de não unificar o reajuste é uma mudança em relação à prática dos últimos dez anos, durante os quais a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual aumentaram as tarifas em conjunto.

Reajuste no Bilhete Único em 2024 / Foto reprodução Freepik rawpixel

O valor da integração, que é o custo para os passageiros que usam o Bilhete Único para embarcar em um ônibus e depois no Metrô ou na CPTM em um período de duas horas, ainda não foi divulgado.

Possíveis Consequências

A tendência é que os ônibus fiquem mais cheios, de acordo com a avaliação de especialistas.

Isso pode ocorrer porque há ônibus que fazem percursos semelhantes aos do Metrô, como a linha 4310-10, que liga a estação Itaquera ao Terminal Parque Dom Pedro e faz quase todo o trajeto da linha 3-vermelha do Metrô. 

A unificação dos reajustes, prática desde 2012, visa evitar a migração em massa de um modal para o outro.

Resposta da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo afirmou que não há “qualquer impedimento técnico na gestão de tarifas distintas”. 

A gestão municipal decidiu não seguir o reajuste do governo estadual, possivelmente para evitar desgaste político, já que o prefeito Ricardo Nunes deve tentar a reeleição em 2024

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos