terça-feira, maio 28, 2024
InícioFinançasDÉBITO ou CRÉDITO: qual a melhor forma de pagamento?

DÉBITO ou CRÉDITO: qual a melhor forma de pagamento?

Date:

Artigos Relacionados

Hoje, vou direto ao ponto pra te ajudar a escolher quando usar o cartão de débito ou crédito.

[the_ad id=”1161″]

 

DÉBITO ou CRÉDITO – Provavelmente você já teve dúvida sobre qual dos dois meios de pagamento usar. No geral, as recomendações são:

 

  • Para as compras do dia-a-dia, utilize o cartão de débito. Assim, os seus gastos já estarão listados no seu orçamento, e você não terá surpresas ao final do mês.
  • O crédito, por outro lado, é uma opção melhor para planejar gastos maiores, que não cabem de uma vez só no seu orçamento.

 

Para dizer qual é o melhor meio de pagamento, é bom lembrar como cada um deles funciona e como eles podem impactar a sua vida financeira.

[the_ad id=”2175″]

 

O cartão de crédito é como um “empréstimo” do banco pra você: ele te fornece um limite de crédito, onde você pode utilizar da maneira que quiser, e pagar no mês seguinte. Por isso, é importante ter controle dos gastos para garantir que, no mês seguinte, você conseguirá pagar todas as compras que fez. Quem não conseguir, pode entrar no crédito rotativo ou parcelar a fatura, lembrando que nos dois casos, os juros são cobrados.

 

cartão de débito é mais simples: ele usa o saldo da sua conta corrente ou conta digital, para pagar sua compra. E o dinheiro sai dela na hora. Mas não se engane: para utilizar o cartão de débito também é importante ter planejamento.

Quando você gasta do que tem de saldo na sua conta, você entra no “negativo”, e passa a usar o cheque especial, que tem um dos juros mais altos do Brasil. Por isso, no débito a conta também pode sair mais cara.

[the_ad id=”2175″]

 

DÉBITO ou CRÉDITO

Cartão de crédito: aliado ou inimigo das finanças? - Somos Leve

 

No geral, é importante se planejar ao usar o débito se você também usa o crédito: quando a data de vencimento se aproximar, é preciso ter saldo na conta para pagar a fatura do cartão de crédito.

 

E vale ressaltar: o cartão de crédito NÃO é uma extensão do salário ou renda adicional. Por isso, as recomendações gerais na hora de manter o controle são:

 

Procure utilizar o cartão de débito no dia-a-dia. Por exemplo, gastos com supermercado ou farmácia, saem da sua conta na hora. Por outro lado, se você participa de algum programa de pontos, pode ser vantajoso concentrar as suas compras no cartão de crédito e continuar acumulando pontos. Mas antes de optar por isso, fique atento à taxa de conversão dos pontos e o prazo para utilizá-los.

[the_ad id=”1160″]

Utilize o cartão de crédito para efetuar compras de valor mais alto, como, por exemplo, móveis, eletrodomésticos, e passagens aéreas. Com ele, você pode parcelar e continuar acumulando pontos no programa de pontuação. No caso do parcelamento, você deve ter cuidado redobrado para conseguir pagar as parcelas de diferentes compras no mesmo período.

 

Pronto! Agora você já sabe em quais situações usar o crédito ou o débito. O uso de cada um vai depender do seu planejamento pessoal: não há problema nenhum em concentrar os seus gastos no crédito ou no débito se você achar melhor.

 

E aí? Qual assunto do mundo financeiro você quer.

Um grande abraço e até a próxima!

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos