DÍVIDA CADUCA? depois de 5 anos estou livre do nome sujo!

Você está endividado e se perguntando o que fazer para sumir com essa dívida do seu nome e apagar este passado de negativado? DÍVIDA CADUCA?

 

Hoje o papo é sério. Se liga aqui. O que ouvimos falar por aí é o seguinte: depois de 5 anos a dívida caduca. Esquece isso e não paga. Tá bom, então.

 

Primeiro ponto importante: você pegou dinheiro no empréstimo pessoal ou usando o cartão de crédito e não pagou. Qual é o certo a fazer? Pagar a dívida. A situação está complicada? Não tem dinheiro para pagar a dívida? Ok.

 

Você deve, não nega e paga quando puder. Se você tem condições o melhor a fazer renegociar essa dívida. Claro que antes de você partir para uma renegociação você precisa organizar sua vida financeira é entender seu orçamento para saber quanto por  mês você pode destinar para o pagamento das parcelas desta dívida.

 

Um erro muito comum que pessoas endividadas cometem ao renegociar a dívida é que elas deixam tudo que sobra do salário para o pagamento da dívida e não formam a reserva de emergência.

 

O que acontece se você tiver um imprevisto no caminho?

 

Por exemplo, ficou desempregado, ficou doente e precisa de dinheiro. O que você vai fazer? Vai ter que recorrer a um novo empréstimo, não vai conseguir quitar as parcelas da dívida e a coisa vai ficar cada vez pior. O efeito chamado bola de neve.

 

Você já se meteu numa bola de neve?

 

Na hora de renegociar busque os feirões de crédito que todos os anos tem. Se puder ir lá renegociar e pagar sua dívida à vista, melhor ainda porque assim você consegue chorar na redução dos juros.

 

DÍVIDA CADUCA?! Depois de 5 anos estou livre do nome sujo

 

 

Você que está esperando ansioso a parte da dívida caduca, ela vem agora. A dívida bancária realmente prescreve após 5 anos, mas isso não quer dizer que sua dívida foi perdoada. Põe isso na sua cabeça.

 

Passados 5 anos dessa dívida o nome do consumidor deve ser retirado de qualquer cadastro de negativados ou inadimplentes como SPC, Boa Vista, Serasa. Isso não quer dizer que seu nome saiu do banco que você está devendo. E a sua dívida não fica só registrada no banco, mas também no Banco Central no SCR que é o Sistema de Informação de Crédito. Fica tudo lá bonitinho.

 

Então se passaram 5 anos que seu nome saiu dos órgãos de proteção ao crédito e você quer conseguir um empréstimo ou cartão de crédito, o que pode acontecer?

 

Essas instituições podem consultar o SCR mediante a sua autorização. E se elas verem que você tem dívidas o que você acha mais provável? Será que elas vão te dar o crédito Sim ou não?

 

Acontece de pessoas que tiveram as dívidas caducadas, prescritas após 5 anos conseguirem o crédito e outros casos de pessoas que tiveram o mesmo problema não conseguirem crédito de jeito nenhum. Cada caso é um caso. Muito filosófico.

 

Beijos e até a próxima.