quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioFinançasFundos imobiliários em 2024: quais são as melhores opções?

Fundos imobiliários em 2024: quais são as melhores opções?

Date:

Artigos Relacionados

Fundos imobiliários em 2024

Os fundos imobiliários (FIIs) são uma modalidade de investimento que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Em 2023, o número de investidores em FIIs chegou a 2,5 milhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Para 2024, as perspectivas para os FIIs são positivas. O aquecimento econômico, a redução de juros e a inflação em queda são alguns dos fatores que podem impulsionar o desempenho dos FIIs.

Fundos imobiliários em 2024: quais são as melhores opções? / Foto reprodução Falando de grana

Aquecimento econômico

O crescimento da economia brasileira deve continuar em 2024, com uma previsão de alta de 2,5% do PIB. Esse crescimento deve ser impulsionado pelo aumento do consumo das famílias, que está sendo estimulado pelo aumento da renda e pela redução da inflação.

O crescimento da economia deve beneficiar os FIIs, pois aumenta a demanda por imóveis, tanto para uso residencial quanto comercial.

Aquecimento econômico, redução de juros e inflação em queda são alguns dos fatores que podem impulsionar os FIIs

Redução de juros

O Banco Central (BC) iniciou um ciclo de redução da taxa básica de juros (Selic) em março de 2023. A Selic, que estava em 11,25% ao ano, chegou a 9,75% ao ano em dezembro de 2023.

A redução da Selic diminui o custo de oportunidade dos investidores, tornando os FIIs mais atraentes. Isso porque os FIIs distribuem dividendos aos seus cotistas, que são tributados de acordo com a tabela regressiva do Imposto de Renda.

fundos imobiliarios de tijolos / foto reprodução AR investimentos

Inflação em queda

A inflação, que chegou a 10,74% em 2023, deve cair em 2024. A projeção do Banco Central é de uma inflação de 5,3% no ano.

A queda da inflação é positiva para os FIIs, pois reduz o risco de vacância dos imóveis. Isso porque os inquilinos são menos propensos a deixar um imóvel se o aluguel estiver abaixo do mercado.

LEIA TAMBÉM:

Melhores opções de FIIs para 2024

Com base nos fatores positivos citados acima, os seguintes FIIs são considerados boas opções para investir em 2024:

  • BTLG11 (BTG Pactual Logística)
  • XPML11 (XP Malls)
  • CPTS11 (Centrais de Negociação e Tecnologia)
  • LVBI11 (Lojas Virtuais Imobiliário)
  • HGBS11 (Hedge Brasil Shopping)

Esses FIIs são de diferentes setores, o que contribui para a diversificação da carteira. Além disso, são todos bem geridos e possuem histórico de bons resultados.

Conclusão:

Os FIIs são uma opção de investimento interessante para 2024. O aquecimento econômico, a redução de juros e a inflação em queda são fatores que podem impulsionar o desempenho dos FIIs.

No entanto, é importante lembrar que todo investimento envolve riscos. Antes de investir em FIIs, é importante fazer uma análise cuidadosa dos fundos e do mercado imobiliário.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos