AS 3 PRINCIPAIS VANTAGENS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Você sabia que recentemente batemos a marca de 200 mil investidores em fundos imobiliários? Muito bom, não é? Então hoje, eu vou te mostrar os três principais benefícios de se investir em fundos mobiliários e também vou fazer uma comparação desse nosso mercado com o mercado norte americano, para te mostrar o potencial de crescimento que a gente tem por aqui.

 

Então, fique comigo neste artigo que eu vou compartilhar muitas novidades e tendências para o futuro.  Bora ficar por dentro e tudo! Então, agora, vamos logo para o conteúdo. Por mais que seja uma conquista relevante, a grande maioria esmagadora dos brasileiros ainda não investe em FII’s – os fundos imobiliários – porque tem muitas dúvidas e receios sobre esse tipo de investimento. É a nossa famosa falta de educação financeira.

 

Mas isso vem mudando através do trabalho incansável de várias empresas, como do Clube do Valor.

 

E agora uma coisa muito importante: eu preciso falar para os desavisados aqui presentes hoje, que fundos imobiliários são um investimento de renda variável, portanto, só devem ser ou você só deve investir nesse tipo de investimento para atingir objetivos de longo prazo, ou seja, de 5 anos para frente. Salvo também uma ou outra rara exceção, que seria como a de investidores que conhecem bem como funcionam os fundos imobiliários, sabem bem os riscos que eles possuem e que precisam de uma renda passiva por um curto ou por um médio período de tempo.

 

Feita essa rápida observação, vamos logo agora passar para as três principais vantagens de se investir em fundos imobiliários.

 

  • Vantagem número 1: Diversificação. Os fundos imobiliários são excelentes investimentos para que você faça uma diversificação inteligente na sua carteira global de longo prazo. Isso porque eles possuem uma baixa correlação com alguns ativos do nosso mercado financeiro, como, por exemplo, as ações brasileiras, e isso é algo bem raro de se encontrar. Diferentes classes de ativos que têm uma baixa correlação entre elas aqui no nosso mercado financeiro. E o que isso significa? Que quando as ações no nosso mercado performam mal, existe uma menor tendência ou uma baixa tendência dos fundos imobiliários também performarem mal.

 

Não vou me aprofundar muito aqui nesse assunto, mas saiba que diversificar por si só não adianta nada. Você precisa ter um racional inteligente por trás para escolher diferentes classes de ativos que tenham, de preferência, a menor correlação entre si. E para quem quiser se aprofundar mais sobre os benefícios da correlação na diversificação de uma carteira de investimentos, posso trazer um artigo excelente que fala mais sobre isso.

 

  • Vantagem 2: renda passiva. Imagina que maravilha você fazer um investimento e receber rendimentos todos os meses, ou quase todos os meses, que sejam isentos de imposto de renda? É exatamente isso que acontece quando você investe nos fundos imobiliários. Por lei, eles são obrigados a distribuir 95% do lucro semestralmente para os seus cotistas, mas, na prática, eles acabou distribuindo, ou grande maioria dos fundos mobiliários acaba distribuindo praticamente todos os meses. Hoje em dia, com uma carteira diversificada de fundos mobiliários, você pode esperar ter um rendimento mensal que gira em torno de… tã, tã, tã…

 

Hoje em dia, com uma carteira diversificada de fundos imobiliários você pode esperar ter rendimentos mensais que girem na casa de 0,5% a 0,7% ao mês. Nada mal não é mesmo? E além desses proventos recebidos todos os meses, existe também ainda a movimentação do valor das cotas dos fundos, que podem acontecer para mais ou para menos. No caso de você vender as cotas do seu fundo imobiliário com lucro você tem que pagar um imposto de 20% sobre ele.

 

  • Vantagem 3: acessibilidade e simplificação. Para completar, os fundos imobiliários são extremamente acessíveis. Com poucas centenas de reais você já consegue comprar algumas cotas desses investimentos.

 

E para completar, os fundos imobiliários são extremamente acessíveis. E com pouquíssimo dinheiro você tem acesso aos melhores e principais imóveis do brasil com inquilinos de primeira linha. E principalmente quando comparamos com o investimento direto em imóveis, esse ponto se torna muito relevante. Quanto que você precisaria ter para conseguir comprar uma sala ou um prédio comercial na “Disney“, por exemplo, com um inquilino que, dificilmente, fosse dar problema. E ainda, tudo isso de uma forma infinitamente mais simples do que investir em um terreno ou uma sala, em um imóvel já pronto.

 

Basta você entrar no “home broker” da sua corretora e executar uma ordem de compra em algum fundo imobiliário que você deseja. E para fechar com chave de ouro eu quero fazer uma rápida comparação entre o mercado de fundos imobiliários brasileiro e o mercado deREIT’s que é o “Real Estate Investiment Trust“, dos estados unidos, que equivale ao nosso mercado de fundos imobiliários no Brasil.

 

No Brasil são cerca de 200 mil investidores em fundos imobiliários o que equivale a cerca de 0,1% da nossa população.

 

Somando todos os fundos imobiliários do nosso mercado são cerca de 1.600 propriedades e títulos de dívida, que totaliza um valor de mercado de, aproximadamente, 45 bilhões de reais. Agora, nos Estados Unidos, são cerca de 85 milhões de investidores em REIT’s, o que equivale a cerca de 25% da população norte-americana.

 

Se for somar todos os REIT’s deles, que existem no mercado norte-americano, há cerca de 510 mil propriedades que totalizam um valor estimado de 3 trilhões de dólares.

 

Então, acho que, com esses números, dá para gente visualizar de uma forma bem clara o tamanho do potencial de crescimento que a gente tem aqui no nosso mercado, comparando com o mercado “super mega” desenvolvido como o é mercado de fundos mobiliários, o mercado de REIT’s lá nos Estados Unidos.

 

Então é isso. Eu espero que no conteudo de hoje eu tenha mostrado as três principais vantagens e os três principais benefícios de você investir em fundos imobiliários na sua carteira investimento de longo prazo, e também tenha mostrado ainda o tamanho do potencial de crescimento que a gente tem aqui neste mercado.

 

E agora é com você! Deixe aqui abaixo nos comentários qual desses três principais benefícios de investir em fundos imobiliários que você achou e também se você tem algum outro benefício, alguma outra vantagem para complementar.

 

Estou muito ansioso aí para ler todas as respostas e poder compartilhar um pouco mais da nossa experiência com vocês. E é óbvio que se você gostou do conteúdo de hoje, se ele agregou valor a sua vida. Então é isso.

 

Eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até à próxima.