terça-feira, abril 16, 2024
InícioFinançasTudo sobre as carteiras de ETFs americano da Nomad

Tudo sobre as carteiras de ETFs americano da Nomad

Date:

Artigos Relacionados

A fintech brasileira Nomad, lançou recentemente a sua conta de investimentos nos Estados Unidos.

 

Tudo Sobre as Carteiras de ETFs Americanos da Nomad

 

Diferentemente de outras contas internacionais que são sediadas nas Ilhas Cayman, a Nomad abre uma conta gratuita pra você nos Estados Unidos. E que te permite investir, de forma muito fácil, em ativos da bolsa americana.

 

Então hoje vou te mostrar como são as carteiras de investimentos da Nomad, quais são os ativos que fazem parte delas, e qual foi a rentabilidade que eu tive, em cerca de 1 mês, em uma dessas carteiras.

 

Quando você investe na Nomad, você pode optar por três carteiras de investimentos, cada uma com um risco e retorno esperado diferentes. Essas carteiras aplicam o seu dinheiro em ETFs da bolsa americana.

[the_ad id=”1160″]

 

Então agora nós vamos ver quais são esses ETFs, e qual o percentual investido neles em cada uma das carteiras. Primeiro vamos entender o que é um ETF.

 

ETF é a sigla de exchange traded fund, são também chamados de fundos de índices. Nada mais são do que fundos de investimentos atrelados a um índice de referência. Exemplo é um ETF ligado ao Ibovesta, nesse caso o papel do gestor do ETF é de usar os recursos dos investidores do fundo para comprar as mesmas ações do Ibovespa e na mesma proporção.

 

Os ETFs são negociados na bolsa de valores, assim como as ações. E o seu desempenho oscila conforme a performance dos papéis que o compõem. Uma das grandes vantagens de investir em ETFs é a diversificação a um baixo custo. No exemplo de um ETF que replica o, o risco é distribuído entre todas as ações que fazem parte do índice.

 

Na sua conta de investimentos da Nomad, você pode escolher investir em uma das 3 carteiras de ETFs disponíveis.

 

  • Cauteloso  
  • Explorador 
  • Aventureiro

 

Cada uma com expectativas de retorno e riscos diferentes. Todas as 3 carteiras aplicam o seu dinheiro em ETFs americanos, o que muda entre elas é o   balanceamento da carteira, ou seja, a escolha do ETF e o percentual investido em cada um. Ao todo são 12 os ETFs presentes nas carteiras da Nomad.

 

Tudo Sobre as Carteiras de ETFs Americanos da Nomad

 

A relação de todos os ETFs, com a gestora do fundo (BlackRock ou State Street Corp), o índice replicado pelo ETF e a sua rentabilidade acumulada em 2021. Essa rentabilidade da tabela é a acumulada em menos de 4 meses,   de 4 de janeiro a 21 de abril de 2021, dia em que fiz a primeira analise. Há ETFs que seguem índices de títulos de renda fixa e outros de índices de ações.

 

Sendo que os únicos que apresentam rentabilidade negativa acumulada em 2021, são os ETFs de índices de títulos de renda fixa, um deles lastreado em hipotecas dos Estados Unidos e os demais em títulos do tesouro americano. Veja que todos os demais, apresentam rentabilidade acumulada positiva em 2021.

[the_ad id=”1160″]

 

Apenas um desses ETFspositivos” segue índice de renda fixa, o SJNK da State Street Corp, que rendeu 2,5% em 2021. Todos os demais ETFs seguem índices de ações das bolsas americanas, com rentabilidades acumuladas entre 2,75% e 43,6%, como no ETF XRT também da State Street Corp.

 

Veja que por meio desses ETFs você acaba investindo indiretamente em grandes empresas dos Estados Unidos, como:

 

Agora que vimos quais são os ETFs utilizados nas carteiras da Nomad, vamos ver como é o balanceamento de cada uma dessas carteiras.

 

A carteira Cauteloso prioriza os ETFs de índices de renda fixa. Aproximadamente 73% da carteira investe nos ETFs de títulos do tesouro americano e apenas 4% em ações. Sendo essa uma carteira mais indicada para quem prefere evitar a volatilidade nos seus ativos.

 

A carteira Explorador ainda está mais concentrada na renda fixa, mas o percentual aqui é de 46% em títulos do tesouro americano, e ETFs de índices de ações já representam 19% nessa carteira. Essa já é uma carteira de risco moderado, buscando um pouco mais de rentabilidade.

 

E a última carteira é a Aventureiro. Aqui ainda temos 1/3 da carteira investida em ETFs de títulos do tesouro americano, mas em compensação, aproximadamente 45% da carteira é investida em ETFs de índices de ações da bolsa americana. Essa é uma carteira com risco alto, para quem busca maior rentabilidade e não se preocupa tanto com as oscilações.

 

Essas então são as três carteiras de investimentos disponíveis hoje na Nomad. Lembrando que, como mencionei antes, aqui há uma gestão ativa combinada de especialistas da Nomad com algoritmos sofisticados, que fazem o rebalanceamento constante da sua carteira. Ou seja, pode ser que quando você realizar a sua aplicação na Nomad, os percentuais de cada ETF que compõe a carteira, já sejam diferentes dos vistos no dia de hoje.

[the_ad id=”1161″]

 

Eu fiz uma aplicação de 100 dólares na carteira Aventureiro no dia 25 de março de 2021, e até o dia 21 de abril, ou seja, menos de 30 dias depois, o rendimento da aplicação estava em 3,68%. Percentual que podemos considerar como muito bom, principalmente se compararmos ao CDI de 0,48% acumulado em 2021 ou ao Ibovespa acumulado de janeiro a março, que ficou em 2,0% negativo.

 

Lembrando que sobre esse percentual da carteira da Nomad ainda se acrescenta a valorização do dólar, que até março, estava acumulado em 9,63% de valorização, dados estes da Anbima.

 

E o que você paga para investir na Nomad?

 

Tudo Sobre as Carteiras de ETFs Americanos da NomadTudo Sobre as Carteiras de ETFs Americanos da Nomad

 

A Nomad não cobra taxa de manutenção para você manter o seu saldo em dólar na conta. O que você paga é 2% de spread e 1,1% de IOF no momento   que realiza uma remessa para a conta. E ao aplicar seu dinheiro em uma das carteiras de investimento, você paga somente 0,5% a.a. como taxa de administração da carteira. E não há carência ou prazo de vencimento da aplicação, você pode solicitar o resgate a qualquer momento.

 

A abertura da conta é muito fácil, você faz tudo pelo app. As únicas exigências é ter seu passaporte brasileiro válido, RG ou CNH.

 

Cartão, conta gratuita e investimentos na bolsa americana você só encontra na Nomad.

 

Um grande abraço e até a próxima.

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos