Essa semana Portugal liberou a entrada de turistas de alguns países.
Eu venho trazendo uma série com todas essas mudanças. Vamos saber de quais países a entrada está permitida a passeio neste primeiro momento? E como está o procedimento para desembarcar em Portugal?
Posso te Mostrar e aqui pra você SEMPRE terá atualizações a respeito de TUDO sobre turismo no Brasil e no mundo inteiro.
[the_ad id=”1160″]
De acordo com o último despacho assinado pelo governo português, o tráfego aéreo com destino a Portugal continental está autorizado para: 1. Voos de 21 países que integram a União Europeia e são eles:
- Bélgica
- Bulgária
- Dinamarca
- Alemanha
- Estónia
- Eslovênia
- Eslováquia
- Espanha
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Luxemburgo
- Malta
- Áustria
- Polônia
- Romênia
- República Tcheca
Além de Países associados ao Espaço Schengen
Que são:
- Liechtenstein
- Noruega, Islândia
- Suíça
E também liberados os voos que saem do Reino Unido. Que englobam :
- Inglaterra
- Escócia
- Gales
- Irlanda do Norte
Para os outros 5 países da União Europeia:
- Chipre
- Croácia
- Lituânia
- Países Baixos
- Suécia
Continuam autorizadas apenas as viagens essenciais, ou seja, com uma autorização oficial. Portanto, brasileiros que estão de olho em ir até a Croácia, para dar entrada em Portugal por lá, saibam que turistas saindo da Croácia não estão permitidos neste momento. Fora do bloco europeu, também há alguns países liberados pro turismo todos com amplo controle da pandemia do coronavírus.
Estão permitidos Vôos saindo de:
- Austrália
China - Coreia do Sul
- Nova Zelândia
- Ruanda
- Singapura
- Tailândia
E das regiões administrativas especiais
- Hong Kong
- Macau
Continuam permitidas as viagens essenciais para quem sai de outros países, como no caso do Brasil. Viagens essenciais são aquelas feitas por motivos profissionais, de estudo, de reagrupamento familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.
[the_ad id=”1161″]
E todas elas com seus devidos vistos ou com uma carta de autorização do governo português que pode ser obtida em consulado ou direto com o SEF de Portugal, que segue respondendo a muitos e-mails.
Para quem sai do Brasil, onde as taxas de contágio por covid–19 são bem mais altas do que as permitidas para entrada livre no país, é necessário fazer um isolamento obrigatório de 14 dias ao chegar em Portugal. E isso vale para todas as situações. Eu volto nesse assunto daqui a pouco.
Bom, também é permitido o regresso a Portugal de cidadãos portugueses ou cidadãos estrangeiros que tenham autorização de residência no país. Então vamos agora tirar algumas dúvidas que temos recebido
Sou português e vivo no Brasil posso viajar para Portugal?
Sim, a entrada de cidadãos nacionais é permitida, mesmo morando em outro país. Mas, como o Brasil está na lista vermelha na União Europeia, ou seja, com alto índice de contágios pelo covid-19, é necessário entrar em Portugal com um teste PCR negativo e efetuar um isolamento total. Isso serve para a entrada de portugueses que estejam em quaisquer outros países: é necessário consultar se há voos autorizados e quais as restrições à chegada. Ah, e serve também para brasileiros que tenham cidadania portuguesa. Tenho cidadania portuguesa e estou num país sem voos para Portugal.
Posso regressar fazendo escala noutro país?
Sim, não há restrições ao regresso a Portugal de cidadãos nacionais, seja em qual país estiverem. Mas sempre procure ler as regras de entrada no site oficial do consulado.
Tenho cidadania europeia, posso viajar ou passar a quarentena em Portugal?
Sim, a entrada ou até mesmo trânsito, a passagem por Portugal, são permitidos aos cidadãos europeus. O despacho português permite que cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias; além de brasileiros residentes em países europeus podem entrar em Portugal. Se estiverem saindo do Brasil, é preciso cumprir o isolamento ao chegar no país.
Estou nos EUA, posso viajar para Portugal?
Apenas viagens essenciais estão permitidas neste momento. Porém, alguns países europeus já sinalizaram que abrirão para os turistas que saem dos Estados Unidos em breve. Por conta da rápida vacinação por lá, o país é um forte candidato a ter as fronteiras reabertas.
É necessário fazer o teste de Covid-19 para entrar em Portugal?
Sim. antes do embarque é necessário apresentar o teste (RT-PCR) com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque. Isso serve para todos os passageiros, de qualquer nacionalidade, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade. E sobre a quarentena.
Quem precisa fazer e como?
Todos os passageiros que saírem do Brasil, da África Do Sul, Chipre, Croácia, Índia, Lituânia, Países Baixos e Suécia devem cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias. Que pode ser feito no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde. Se você estiver em viagem essencial e tiver um bilhete aéreo comprovando que ficará menos que 48 horas no país, limitando as suas deslocações ao essencial para o fim que motivou a entrada em território nacional, você está livre da quarentena. Esta regra dos 14 dias em isolamento também se aplica às entradas pela fronteira terrestre. Os passageiros que vierem desses países que citei, incluindo o Brasil, deverão preencher um formulário na plataforma travel.sef.pt.
Eu estou deixando aqui embaixo o site. É muito importante apresentar esse documento na hora de embarcar e na imigração, na chegada em Portugal, então se atente às informações que serão colocadas neste formulário. https://travel.sef.pt/Forms/Default.aspx Mesmo que você tenha feito escala, transitado em outros aeroportos ou passado alguns poucos dias em outro país, é preciso preencher este documento e realizar o isolamento, caso tenha estado nestes países, incluindo o Brasil, nos 14 dias anteriores à sua chegada a Portugal.
Posso viajar até Portugal por via terrestre? Terei dificuldades em passar pela Espanha ou pela França?
Em caso de deslocamento por via terrestre, cada viajante deve se informar sobre as medidas e restrições existentes em cada um dos países por onde passar. Neste momento, turistas saindo do Brasil não estão permitidos de entrar nestes países. Eu vou trazendo as atualizações das fronteiras por aqui.
[the_ad id=”1160″]
Quero ir para Portugal, mas o meu cartão de cidadão expirou. O que fazer?
O cartão do cidadão, as certidões e os certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, a carta de condução, os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, assim como as licenças e autorizações cuja validade expirou a partir de maio de 2020, serão aceitas em Portugal até 31 de dezembro deste ano.
Estou no Brasil e tenho uma autorização de residência vencida. Posso regressar a Portugal?
Pode. O Governo Português prorrogou a validade dos documentos e vistos vencidos a partir de fevereiro de 2020, portanto estes são válidos e garantem a proteção dos cidadãos estrangeiros em território nacional. Com a aprovação que aconteceu pela Comissão Europeia de entrada de turistas imunizados com as vacinas da Pfizer, da AstraZeneca, da Moderna e da Janssen, pode ser que alguma coisa mude por esses dias em Portugal.
Então é preciso se manter atualizado das novas mudanças que possam vir por aí. Lembrando que no começo de junho, com a chegada do verão no hemisfério norte, a Comissão Europeia pode divulgar todas as regras para turistas pelo continente. mas ainda não falou nada sobre.
Leia também:
- Como fazer o Seguro Viagem passo-a-passo
- Ilhas Maldivas Como é viajar para lá? Qual o Custo.
- CANCUN: Quanto custa viajar para Cancun no México
- Santa Catarina As Melhores Praias e Atrações Turísticas
- Las Vegas Top 10 melhores coisas para se fazer na cidade da luz
- PORTUGAL ALTERA REGRAS DE ENTRADA NO PAÍS!
Um grande abraço e até a próxima