Bancos é possivel que você tenha conta em vários deles mas e ai, vale a pena?
É eu vou falar com você sobre um assunto muito importante que é BANCOS: “Onde você mantém o seu dinheiro?” Será que você está cuidando bem do seu dinheiro?
A resposta para essa pergunta passa, em primeiro lugar, por uma reflexão sobre a escolha de um ou mais bancos para guardar e investir o seu dinheiro. Eu tenho percebido que muita gente distribui os seus recursos por vários bancos, tradicionais ou digitais, para aproveitar as diferentes vantagens que cada um oferece.
- Um tem o cartão de crédito sem taxa.
- Outro oferece um fundo de renda fixa com melhor rendimento.
- Um terceiro tem o melhor atendimento em suas agências
- por fim, há um banco com melhor serviço de internet.
Essa busca por uma vantagem aqui e outra ali pode ser perigosa. Percebe que como, sem notar, uma pessoa pode ter contas abertas em 5 bancos ou sistemas de pagamentos diferentes.
Os Bancos são a melhor opção para o seu dinheiro? Será que isso bom para você e para o seu investimento?
Já lhe adianto que não. Se você não decidir quem será o seu parceiro na construção do patrimônio sólido, seguirá tendo um atendimento comum nos vários bancos. As supostas vantagens funcionam como iscas para manter clientes desavisados, não são verdadeiros diferenciais.
Quem tem conta em vários bancos, não é visto como bom cliente por nenhum deles. É preciso ir além de um serviço competitivo para provar ao banco que você merece as verdadeiras vantagens que ele tem a oferecer. Isenções de tarifas, atendimento personalizado, soluções exclusivas de investimento, bom cartão de crédito, bom serviço por internet e aplicativos.
Bancos: Será que vale a pena ter conta em vários bancos?
Também não é bem assim. Ser fiel a um banco tem suas vantagens, mas esse amor não pode ser cego. Quando você se concentra em um único banco por muito tempo, fecha portas para boas oportunidades que podem surgir. Sem as referências de mercado, você pode acabar pagando mais do que pagaria em outras instituições.
E pior, acaba acreditando que o seu banco lhe dá mais privilégios que nenhum outro pode superar. Permanecer em um único banco pode ser especialmente prejudicial conforme o seu patrimônio cresce. Riqueza deve ser sinônimo de expansão. Quando o seu patrimônio atingir certo patamar, abrem-se novas possibilidades de investimentos que vão além dos bancos.
Estou falando de corretoras de valores, bancos digitais de investimento e agentes autônomos que contam com taxas mais competitivas do que os grandes bancos de varejo. O grau de personalização de investimentos que você vai encontrar em corretoras, bancos de investimento e agentes autônomos, não se compara ao que os bancos tradicionais oferece.
Por isso, minha recomendação, quando o foco é investimentos, é manter ao menos uma conta em um banco de varejo ou banco digital de pagamentos e duas contas em bancos de investimento e/ou corretoras de valores.
E agora, quer saber como escolher a melhor instituição financeira?
Faça a opção pela instituição que oferecer, na média, as melhores soluções para o seu dinheiro. Compare os serviços, a presença de um serviço ou produto exclusivo e um atendimento de alto nível, podem contar pontos a favor de uma instituição. Quando o assunto é escolha de bancos, vale a velha máxima: “Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.” Nada de distribuir seus recursos em uma série de bancos.
Lembre-se: Sugiro um banco de varejo e duas contas digitais, mesmo assim, após algumas semanas de uso, você acabará optando por apenas 1 desses serviços digitais. Busque sempre o equilíbrio em suas escolhas, inclusive na decisão sobre quais são os melhores bancos para guardar e investir o seu dinheiro.
E por Fim. Enriquecer é uma questão de escolha, portanto escolha com sabedoria onde deixar seu dinheiro para ele render cada vez mais. Sucesso em suas escolhas.
Um grande abraço e até a próxima.