Financiamento do seu primeiro Imóvel! Dicas para te ajudar

 Antes de falarmos das dicas sobre financiamento de imóvel, saiba que tudo na vida depende do seu perfil e da sua necessidade.

 

Por exemplo, uma família com filhos pequenos talvez faça mais sentido a compra de um imóvel do que um jovem com seus 18, 19 anos. Então, se você está pensando em fazer um financiamento, aí vão algumas dicas que podem muito te ajudar.

 

Eu prefiro receber do que pagar juros, mas a realidade de muitos brasileiros que sonham com a casa própria é fazendo um financiamento de 20 a 30 anos. Tudo vai depender do objetivo e do momento de vida de cada um.

 

 

Dica 1: poupe para a entrada do Financiamento.

 

Quanto maior o valor de entrada, melhor porque você irá pagar menos juros. Qual o valor ideal para dar de entrada? O que te restar menos parcelas para pagar. E quanto mais rápido você conseguir pagar essas parcelas, melhor porque conseguirá amortizar o saldo devedor. Se conseguir utilizar o FGTS também, melhor. No Banco Inter, você pode financiar até 70% do valor do imóvel. Pode ser um imóvel novo ou usado. Você também pode utilizar o FGTS e pode ser um imóvel tanto residencial quanto comercial.

 

Dica 2: saiba o custo total da dívida antes de financiar.

 

Ao optar por um financiamento, descubra qual o valor total dele. Não olhe somente para o valor da parcela. Descubra qual a taxa de juros mensal, qual o custo efetivo total dessa dívida, que é a taxa de juros mais encargos, e é importante também descobrir qual é a correção. Sua dívida será corrigida ano após ano. Não ache que a parcela será a mesma durante os próximos 10, 20, 30 anos. A dívida é corrigida. No financiamento é utilizada a TR, taxa referencial. Lembrando que no Banco Inter você tem até 20 anos para pagar seu financiamento e taxas a partir de 10,5% ao ano mais TR. Essa leitura está te ajudando a entender sobre financiamento? espero que sim.

 

Dica 3: Para financiar analise o orçamento familiar.

 

Você organizou seu orçamento? Entendeu que é possível poupar por mês para dar aquele valor de entrada no seu tão sonhado apartamento e também será possível pagar as prestações? Até aí, tudo ok. Porém, será que você realmente analisou seu orçamento e não vai comprometer grande parte dele com o pagamento das parcelas? É aconselhável que só comprometa até 30% da sua renda líquida com as prestações. E é importante lembrar que, no momento que adquirir seu imóvel, novos gastos virão. Como IPTU, condomínio, manutenções, etc. Coloque isso também no seu orçamento.

 

Dica 4: Cuidado com a pós-compra do imóvel para o financiamento não ficar caro.

 

Depois que o financiamento estiver liberado e você pegar as chaves do imóvel, você terá que pagar ITBI. Conhece? Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis. Este imposto varia de cidade para cidade e é cobrado uma porcentagem sobre o valor do seu imóvel. Você também terá que pagar a avaliação do imóvel, o seguro obrigatório, o registro de compra.

 

Financiamento pro seu primeiro Imóvel! Dicas para te ajudar

 

Esse custos também são financiados pelo Banco Inter. Geralmente, o gasto com toda a documentação fica em torno de 5% do valor do imóvel. Cabe a você se preparar e formar reserva para esses gastos burocráticos ou financiar junto ao banco.

 

Um abraço a todos e até a próxima.