segunda-feira, junho 24, 2024
InícioTurismoComo tirar PASSAPORTE Brasileiro em 2021 dicas e dúvidas.

Como tirar PASSAPORTE Brasileiro em 2021 dicas e dúvidas.

Date:

Artigos Relacionados

A ideia é tirarmos algumas dúvidas indo direto ao ponto, sendo o mais rápido e informativo possível.

Dicas que vão facilitar a sua vida como viajante. Então se você tem qualquer dúvida relacionado a viagens, fique aqui comigo até o final. Hoje vou te contar tim tim por tim tim como faz para tirar ou renovar o seu passaporte. Se você é novo por aqui prazer, eu dou dicas de viagens e aqui você encontra muita inspiração aventuras e dicas para montar o seu roteiro. como:

 

 

Se você procura ou simplesmente gosta do assunto, depois passe nos artigos citados a cima que tem muito conteudo bom.

 

E vamos ao que interessa. Antes de mais nada, eu preciso dizer que não existe renovação de passaporte, é sempre o mesmo processo de emissão. A única coisa diferente é que se você já possui um passaporte é preciso apresentá-lo na emissão do novo.

 

Pra emissão do nosso querido passaporte, são necessários alguns documentos como um documento de identificação. Que pode ser o RG, ou a CNH junto com outro documento que comprove o local de nascimento. Ou carteira de trabalho, ou carteira de identificação expedida por órgão fiscalizador da profissão que aqui entram CREA, CREF, CAU, carteira militar, carteira de bombeiros e similares. Ou passaporte anterior, mesmo que vencido.

 

Lembrando que todo documento apresentado, deve estar em bom estado de conservação e em regra geral, o RG não pode ter mais de 10 anos. E se seu nome foi alterado, ou porque casou, ou porque separou ou qualquer motivo que seja além do RG você vai precisar de todas as certidões que comprovem as alterações. No meu caso, eu utilizei minha CNH, junto com o passaporte anterior que comprova o local de nascimento. Mas o mais comum é o RG.

 

Você vai precisar também do título de eleitor junto com os comprovantes de votação que são aqueles papeizinhos que te dão quando você vai votar, sabe? Se caso você assim como eu não lembra onde guardou faça a emissão do certificado de quitação eleitoral no site do TSE imprima e leve. Se por algum motivo você não votou, você não pode ter pendências eleitorais precisa ou ter a justificativa ou ter pago a multa relacionada. Eu levei meu título junto com o certificado do site.

 

Pessoas do sexo masculino com mais de 18 não podem ter pendências com o serviço militar é necessário o certificado de dispensa. Caso já possua passaporte é necessário que você leve, mesmo que vencido, para cancelamento. Se você não levar o passaporte que ainda não está vencido você precisa preencher um termo de ocorrência além de ter que pagar uma taxa por isso. Ah, e lembrando que nenhum passaporte é retido, tá? Eles irão te devolver. Fique tranquilo que você vai conseguir guardar de lembrança.

 

Você vai precisar também do CPF, que está ou no seu RG ou na sua CNH, ou próprio cartão do CPF. Eu utilizei a CNH. Reuniu todos os documentos?

 

Hora de preencher o formulario de solicitação de passaporte, no site da policia federal. Nele você vai inserir todos seus dados pessoais e ao final será gerado o boleto da “GRU” que é referente a taxa de emissão do passaporte que até a finalização deste artigo era de R$ 257,25. Após o pagamento, você guarda o comprovante e aguarda a compensação que pode demorar até 3 dias como qualquer outro boleto.

 

E depois disso agendar o seu atendimento em um posto autorizado, tudo no site da polícia. Na data e hora de seu atendimento, você deve comparecer até o local escolhido levando todos os documentos, incluindo o comprovante do agendamento, da solicitação e do pagamento da GRU. A foto e as digitais são colhidas lá mesmo. Chegue com 30 minutinhos de antecedência pra não ter erro.

 

Lembrando que o passaporte é um documento de identificação solicitado exclusivamente pelo seu portador que deverá estar presente tanto na solicitação como na entrega. A confecção demora em torno de 7 dias mas você será avisado precisamente da data no momento do seu atendimento. A partir desta data, você tem 90 dias para retirar, caso não seja retirado ele será automaticamente cancelado.

 

O passaporte tem validade de 10 anos e 5 para os menores de idade. Eu preciso dar duas dicas valiosíssimas. Há e um informativo super importante, sobre a dica citada.

 

  • Uma é que você faça tudo isso com calma, o processo pode ser demorado. É super importante que você não marque nenhuma viagem antes de ter o documento em mãos.

 

  • Duas, é que o site da polícia diz que as situações eleitoral e militar serão checadas na hora pelo atendente mas não confie nisso, organize e leve todos os seus documentos.

 

  • Os sistemas de consulta costumam não funcionar e este pode ser um motivo pra que demore ainda mais a emissão do seu passaporte. Porque você vai precisar reagendar e tudo mais.

 

Para menores de 18 anos, ambos os pais precisam autorizar a emissão do documento através de um formulário no próprio site da policia. Para menores de 3 anos tem algumas regrinhas ainda mais específicas. É necessário a apresentação de fotografia facial, em papel, em tamanho 5×7, que seja recente, colorida, com fundo branco e sem data. Lembrando que todos os links citados aqui, estão onde é citado cada um deles.

 

Então vai lá que você vai conseguir emitir o seu passaporte numa boa. Será que deu ? Se você gostou deste conteúdo,  Compartilhe com aquele seu amigo que tá querendo tirar passaporte quanto mais cedo você tirar, melhor.! Espero ter ajudado vocês com o Como tirar seu PASSAPORTE em 2021 no Brasil.

 

Tags de referencia:
  • Como tirar o passaporte
  • Como tirar o passaporte pela primeira vez
  • Onde tirar o passaporte
  • Valor para tirar o passaporte

Um grande abraço até a proxima! 

Gisleini Cipriani
Gisleini Cipriani
Publisher, Redatora, amante de filmes romanticos e histórias de amor. Gosto de tudo que envolve a arte e a moda, decoração e dicas de casa.

Proximos artigos