Google Flights: Como comprar passagens aéreas pela internet

 A ideia dessa série é tirarmos algumas dúvidas indo direto ao ponto, o mais rápido e informativo possível, que vão facilitar a sua vida como viajante usando Google Flights. 

 

Opa! Seja bem-vindo. Hoje você vai ver como pesquisar os melhores preços e datas para comprar suas passagens aéreas pela internet, utilizando o Google Flights. Se você é novo por aqui, confira alguns artigos exclusivos de dicas de viagens. E aqui você encontra muita inspiração, aventuras e dicas para montar o seu roteiro. Se você procura ou simplesmente gosta do assunto, vou deixar aqui alguns assuntos super interessantes sobre lugares espetaculares .

 

 

E vamos ao que interessa. Comprar passagens aéreas baratas pela internet é o que todo mundo quer e muitas vezes acaba sendo um desafio. E é por isso que hoje você vai entender como utilizar uma excelente ferramenta de pesquisa para procurar as melhores datas, os melhores períodos com preços mais atrativos para aquela sua viagem tão aguardada.

 

O Google Flights ou Google Voos para nós brasileiros é uma ferramenta que acaba te entregando muitas informações. A cada aba, a cada pesquisa que fazemos, acabamos encontrando um novo recurso que facilita a nossa vida na hora de pesquisar. E com ela é possível realizarmos pesquisas para identificar as melhores datas e preços, para viagens ao redor do mundo.

 

Antes de mais nada, em seu computador ou celular, você precisa procurar por Google Flights no seu navegador de internet. Para este tutorial eu utilizei um computador e o navegador de internet Google Chrome.

 

Após abrir o site você já vai encontrar um monte de possibilidades. E o primeiro passo é utilizar a guia “Voos”. Nesta guia você irá inserir o local de partida do seu voo, o local de chegada que é para onde você deseja viajar. Aqui como exemplo eu inseri Maceió. Selecionar se a viagem é de ida e volta, quantos passageiros viajarão, e qual a classe do voo. Feito isso, você precisa clicar na seleção de datas que irá abrir o calendário de voos.

 

Nesta etapa você já pode conferir a data do voo juntamente com o valor de cada um deles. O que já são informações muito interessantes, com isso podemos ter uma ideia e selecionar o valor que mais nos agrada juntamente com a data e período de sua viagem. Pode inclusive navegar pelos diferentes meses e verificar os melhores preços especificamente no mês que deseja viajar. Depois de selecionar a data de ida e a data de volta, basta clicar em concluir.

 

Em seguida irão aparecer diversos filtros logo abaixo de sua pesquisa. Como por exemplo a opção de bagagens, se você precisa adicionar bagagens, se quer filtrar por número máximo de escalas ou se prefere voos diretos. Pode filtrar por companhia aérea, caso tenha sua preferida, ou remover a que você não gosta tanto. Limitar os preços, horários e aeroportos de conexão. Vale dizer que estes são apenas filtros.

 

Recomendo que por hora talvez você os deixe do jeito que estão, pesquise sem mexer nisso e talvez depois se atente as informações e volte neles caso preciso.

 

Bom, então deixamos do jeito que está. E seguimos para verificar as informações detalhadas dos voos que pesquisamos e que estão listados abaixo. Geralmente as melhores opções estão em cima mesmo, mas vale dar uma checada geral. Neste caso, o voo mais em conta não possui escalas, é um voo direto, e está logo no primeiro campo. Podemos clicar na setinha ao lado, para entender os detalhes deste voo de ida para nosso destinos e ver se é isto mesmo.

 

Depois de confirmar estas informações você clica em selecionar voo. Agora é a hora de selecionar o voo de volta. Pode checar a listagem e verificar o melhor deles, em questões de horários, duração e escalas. Novamente o primeiro é a melhor opção aqui, clicamos para ver mais detalhes. E depois clicamos em selecionar voo. A página que irá abrir contém todas as informações dos voos, de ida e volta. Com detalhes da companhia aérea, preços, horários, escalas e opções de reserva. Você pode expandir as informações, verificar se é isto mesmo e caso já queira reservar o seu voo, selecione uma das opções de reserva.

 

Minha recomendação é que você sempre utilize o site direto da companhia aérea, não utilize sites ou agências terceiras, mesmo que seja um pouco mais barato. Justamente pra evitar algumas possíveis dores de cabeça e problemas com seu agendamento de voo. Tratar diretamente com a companhia aérea é teoricamente muito mais simples do que com um intermediário.

 

Neste caso, selecionamos a opção direta da companhia aérea que irá nos redirecionar para o seu próprio site. Mas caso ainda não queira comprar e deseje apenas monitorar os preços, se subiram ou se diminuíram.

 

Porque sabemos que preços de voos variam muito. Você pode simplesmente ativar o monitoramento de preços, que irá te enviar um e-mail, caso existam alterações de valores e que pode ser muito útil se você tem tempo para se planejar ou se as passagens estiverem muito caras neste momento. Mas se já for comprar, estando no site da companhia aérea, você precisará selecionar e confirmar novamente os voos e preços antes de fechar sua compra.

 

É importante você saber que nenhuma transação é gerenciada pelo Google. O Google Flights é apenas uma ferramenta de pesquisa, que facilita nossa vida na hora de checar datas e preços porque realiza uma pesquisa automaticamente na grande maioria dos voos que são operados para a viagem que você busca. Eu não posso deixar de citar uma das funcionalidades que eu mais gosto do Google Flights que é a opção “Explorar Destinos” dentro da aba de “Voos”.

 

Clicando nesta opção abrirá o mapa do mundo todo, com preços de viagens para diferentes destinos. Basta ir dando zoom nas áreas que mais te interessam para ir vendo os preços. Além de que os filtros aqui são muito bacanas, é possível de deixar muitas opções em aberto. Como por exemplo o destino, e quando você pretende ir, que fica automaticamente configurado para datas flexíveis, e conforme sua necessidade você pode ir mexendo.

 

Por exemplo, aqui, podemos clicar em Recife e checar os valores aplicados. Logo na lateral esquerda terão detalhes dos voo, que você pode clicar para checar as informações completas de companhia aérea como datas, horários dos voos, escalas e valores.  Isso é realmente útil e nos dá uma ótima ideia dos valores de passagens para destinos do mundo todo.

Você gostou dessa dica e se você costuma comprar passagens aéreas pela internet ou se prefere ir até uma agência de viagens. Se você gostou e se eu te ajudou de alguma forma, Compartilhe com quem pretende viajar em breve ou simplesmente gosta de viagens. Porque toda todos os dias trago novidades para vocês, com muitas dicas de viagens, roteiros, valores e também como gerenciar melhor seu Dinheiro.

Vou deixar pra você dar uma lida em outros tópicos citados aqui:

 

 

Muito obrigado, um grande abraço e até a próxima!