Seguro Prestamista o que é?

Você resolveu pegar um empréstimo e o banco colocou no contrato um tal de seguro prestamista? E aí? Você é obrigado a contratar? Para que que serve? Calma, que vou te explica!

 

Hoje nós vamos falar sobre o seguro prestamista, que costuma ser oferecido pelos bancos e é obrigatório no caso de crédito imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação. Em toda operação de crédito, seja empréstimo ou financiamento, existe um risco de inadimplência, ou seja, das parcelas não serem pagas pela pessoa que tomou o crédito, seja porque ela adoeceu, faleceu ou perdeu o emprego, por exemplo.

 

O seguro prestamista serve para quitar os débitos caso as ,prestações não sejam pagas. O banco tem a garantia de que vai receber o pagamento e o devedor tem a segurança de que o débito será quitado. Por isso, muitas vezes o banco reduz o custo do empréstimo quando o cliente contrata um seguro prestamista. Os juros da operação ficam mais baixos.

 

Mas o banco pode embutir no empréstimo a contratação do seguro? O que pode e o que não pode?

 

Vem comigo! Oferecer o seguro prestamista é legal. O banco ou a financeira podem te oferecer esse serviço na hora da contratação do empréstimo. Inclusive ele entra no Custo Efetivo Total da operação, o CET.

 

Fique atento às condições da operação. Se a proposta não for vantajosa para você, pesquise em outros bancos por outras condições melhores. Se já contratou o empréstimo mas encontrou um CET menor em outra instituição, não tem problema. Você pode fazer uma portabilidade de crédito.

 

O que é Seguro Prestamista?

 

Uma coisa que o banco e a financeira não podem fazer é se negar a fornecer a você o contrato do Seguro Prestamista.

 

As condições do serviço têm que ficar muito claras e é um direito seu conhecer os detalhes do serviço, é claro. Se o banco não fornecer todas as informações que você precisa para decidir, ou se ele incluir a contratação do seguro sem te informar, então procure os canais de atendimento da instituição financeira, como o SAC ou a Ouvidoria.

 

Para fechar: fique muito atento às condições da operação. Peça o contrato e leia tudo para entender como o seguro funciona e quais os termos do serviço. Não contrate propostas sem entender e não assine folhas em branco ou contratos em branco.

 

Espero que tenha gostado, logo trarei mais conteúdo sobre o assunto! Fiquem ligadinhos Até a próxima!